Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Amarelo para a FAB!

03 de Março, 2020
As falhas administrativas que marcaram os últimos anos na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), ao que tudo indica, parece que estão longe de serem resolvidas.
Depois de um período extremamente conturbado que a modalidade viveu, situação que culminou com a demissão de Hélder Martins da Cruz \"Maneda\", os destinos de uma das modalidades colectivas mais tituladas do país, a par do andebol feminino, passou a ser liderada por uma Comissão de Gestão \"ad hoc\", liderada por Gustavo Vaz Dias da Conceição, actual homem forte do Comité Olímpico Angolano (COA).
Integram ainda a referida Comissão de Gestão, figuras como António Celestino Sofrimento Manuel, António Bi-figueiredo, ambos ex-secretários gerais da Federação Angolana de Basquetebol, para além de Anselmo Monteiro e Berandão Júnior \"Dinho\", duas personalidades que dispensam apresentações a nível da família da\"bola ao cesto\".
Aliás, a indicação das figuras acima referenciadas resulta do excelente trabalho que sempre demonstraram ao longo de várias décadas, razão pela qual, os associados decidiram coloca-los na comissão, no sentido de tirarem a modalidade do coma profundo em que se encontrava.
Entretanto, o último final de semana foi negro para a actual Comissão de Gestão \"ad hoc\", que apesar de ter evitado a última da hora uma sanção da Fiba-Afrique, acabou por \"reajustar\" com algumas imprecisões o calendário da 42ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, tendo sido posteriormente distribuído aos órgãos de comunicação social.
Foi com base neste comunicado, que o Jornal dos Desportos anunciou na sua edição de quinta-feira, dia 27 de Fevereiro último, que as partidas referentes a quinta e sexta jornadas da terceira volta do \"Nacional\" seriam disputadas nos dias 27 e 28, respectivamente.
Infelizmente, a Comissão de Gestão \"ad hoc\" da Federação Angolana de Basquetebol não enviou o comunicado corrigido ao Jornal dos Desportos, que mantinha a jornada número cinco e seis para os dias 28 e 29 de Fevereiro último. Melo Clemente

Últimas Opinies

  • 07 de Abril, 2021

    Ida ao Mundial marcou o futebol

    Em 2018, a nossa selecção de futebol adaptado trouxe-nos o primeiro troféu de cariz Mundial, ao vencer o campeonato do Mundo.

    Ler mais »

  • 07 de Abril, 2021

    Ganhos que podem ir ao ralo

    A circulação de pessoas e bens, apesar das dificuldades das estradas, faz-se com segurança.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um toque ao desenvolvimento

    O país comemorou ontem mais um ano de paz. Foi a 4 de Abril de 2002 que a Nação angolana presenciou a cerimónia que marcou o fim de um período de guerra que deixou inúmeras cicatrizes.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Os ganhos da nossa vaidade

    Ao assinalarmos 19 anos, desde que o país começou a desfrutar do alívio que só a paz proporciona, não há como não reconhecer os ganhos havidos no sector desportivo neste lapso de tempo.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um retrocesso em alguns casos

    O desporto foi o grande embaixador do país, algumas modalidades assumiram-se como verdadeiros porta-estandartes, dado os feitos protagonizados por algumas selecções nacionais.

    Ler mais »

Ver todas »