Opinião
Atenção... atenção, muita atenção mesmo!
18 de Fevereiro, 2019
Embora seja uma avaliação ou classificação de certa forma (des) propositada, que continua em volta de alguma polémica e controvérsia, no seio dos profissionais clássicos e de classe do marketing desportivo, a verdade é que se tem defendido, e se vai defendendo, que na actual fase em que se encontra o exercício da profissão, abundam nela cinco (5) tipos de profissionais:
1º Os profissionais de marketing desportivo que FAZEM as coisas acontecer; 2º, os profissionais de marketing desportivo que acham que fazem as coisas acontecer; 3º, os profissionais de marketing desportivo que observam as coisas a acontecer; 4º,s profissionais de marketing desportivo que se surpreendem quando as coisas acontecem e, 5º, os profissionais de marketing desportivo que não sabem o que está a acontecer e como está a acontecer.
Neste instante, \"passo a bola\" ao prezado leitor para que, de bom juízo, e plena sensatez, diga a si mesmo que tipo de profissionais de marketing desportivo acredita que temos no mercado nacional, já que sou o principal suspeito para emitir uma opinião até certo ponto esclarecedora, apesar de ter uma ideia clara sobre a referida avaliação, levando em conta, e até mesmo reconhecendo que não importa \"a cor do gato, desde que seja mesmo gato e saiba caçar ratos\"!
Em Luanda, os meus \"colegas\" de ocasião e \"adversários de circunstâncias\", têm por hábito não revelar o orçamento real em marketing desportivo feito pelos clubes onde estão a funcionar ou, quiçá, a fazer um \"kubanga ó pimpa\", isto é, fingindo trabalhar (como confidenciou-me alguém, defendendo na generalidade, e numa só voz, que tem um orçamento muito pobre, factor \"sine qua non que serve de divisa para não apostarem na diferenciação e de não se sobressaírem na comunicação que gostariam de fazer.
Maior ou menor orçamento, o que eu penso é que muitos directores de marketing desportivo da nossa praça trabalham muito mal a força e a imagem de marca dos clubes, tanto no sentido de não se mostrarem a mídia e ao mercado publicitário, como no sentido de não terem nas suas estruturas profissionais qualificados para o efeito.
Respeito muito as pessoas que chegam a cargos de directores de marketing dos clubes, mas, francamente, muitos deles não são do ramo, pior do que isso, é que muitos até agora nem noção têm de como foram lá parar, sendo que alguns destes bem que poderiam fazer parte dos nomeados a corrida aos \"Óscar\" de Hollywood para disputar a estatueta de melhor intérprete da saga \"kubanga ó pimpa\"!Acredito que a abordagem a ser feita por um profissional de marketing desportivo deve ser do mesmo tipo e nível daqueles que estão no sector empresarial. Um clube grande deve ter um director de marketing remunerado, com ampla visão de mercados e mente aberta, já com algum nome, além, é claro, de um currículo de peso.
Um profissional que seja reconhecido pelos demais, principalmente por parceiros do lado empresarial, como um igual entre iguais. A esse profissional deve caber o contacto e a condução das negociações de patrocínio e de acções de marketing. Posteriormente, deve ser, também, a ligação entre patrocinador e clube.Sua tarefa, portanto, não se resume à mera prospecção e fechamento, mas deve estender-se pelo tempo, cuidando da manutenção e evolução da parceria.
Naturalmente, profissional de tal quilate deverá estar atento ao mercado, sempre, procurando novas formas de relacionamento entre o clube e outras empresas, criando e propondo acções de marketing diferenciadas que agreguem valor e visibilidade às duas partes.É, para mim, impensável que o director de marketing desportivo de um clube grande não consiga um mínimo de organização e não tenha um mínimo de capacidade para trabalhar algo, conceitualmente tão simples, como um projecto virado essencialmente para conquistar e fidelizar sócios.
Algo que deveria ser gigantesco e uma grande fonte de receitas, mas que continua a ser um \"potencial muito mal explorado\". Caro director de marketing desportivo, o mercado não é inimigo e não é aproveitador, como costuma ser visto por muitos.
É uma grande e fundamental fonte de recursos, mas precisa ser conhecido e precisa ser trabalhado de forma e correcta e profissional.Façam um guião para intervirem nele, elegendo os circuitos e segmentos onde estão inseridos, com a finalidade de atrair investidores, patrocinadores e parceiros, procurando acima tudo terem contacto com estudos de mercado sobre o consumo do desporto em Angola. É isso que um director de marketing desportivo precisa aprender. Entender e fazer. vamos evitar só problema. *Mentor e Gestor Executivo do Fórum Marketing Desportivo.Zongo Fernandes dos Santos
Últimas Opiniões
-
19 de Março, 2020
O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.
-
17 de Março, 2020
Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.
-
17 de Março, 2020
A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.
-
14 de Março, 2020
Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.
-
14 de Março, 2020
Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos