Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Cronologia noticiosa

31 de Dezembro, 2018
Janeiro
A conquista do troféu, da 62ª edição da corrida de fim de ano, São Silvestre, pelo atleta do 1º de Agosto, Simão Manuel, foi um dos factos mais marcantes da primeira edição do JD, em 2018. O mês de Janeiro foi fértil em acontecimentos de grande envergadura, tais como, “Árbitro Auxiliar Gerson Emiliano no CHAN”, entre outros acontecimentos que o futebol angolano registou.
Nesta senda, foi manchete “Vasilyevic acredita no grupo”, alusão ao facto do técnico dos Palancas Negras mostrar-se confiante no plantel com que ia competir no Chan de Marrocos.
A eliminação da Selecção Nacional, ao perder com a Nigéria, por 2-1, nos quartos-de-final, foi publicado com a manchete “Palancas caem de pé no CHAN”, em matéria publicada dia 29 de Janeiro. Essa edição teve, ainda, como destaque, no basquetebol, “Greve à vista na arbitragem”, com os homens do apito a ameaçarem paralisar os seus trabalhos, por falta de pagamento.
Ao nível do ténis de mesa, foi manchete “Elizandro é tetra campeão”, equipa do Cristo Rei do Lubango venceu quatro, das cinco categorias em disputa. No Tiro aos Pratos “GP Força Aérea abre nova temporada”.
Fevereiro
No futebol, Supertaça e Taça de Angola foram abolidas em 2018. Clubes e FAF reajustaram o calendário. As ideias divergentes acabaram por ser eliminadas, com a votação do figurino para esta época. Paixão Júnior e Kangamba divergem nas opiniões.
Mário Soares teve um pé nos Palancas (projecto com desportivo da Huíla inviabilizou ida do treinador para o combinado nacional, por altura da saída de Beto Bianchi); Dany Massunguna confiante no futuro; Bianchi quer ser candidato ao título. Federação contra falsa idade.
Hóquei em Patins: Falé promete nova Académica; Desportos motorizados: Dirigente quer espaços para provas; Jiu –Jitsu: Angola falha Campeonato Africano; Associativismo: Angola segura presidência da ACOLOP, Gustavo da Conceição foi eleito, por unanimidade, para dirigir destinos do organismo lusófono.
Matrimónio de Noberto junta desportistas, ciclista do Bai Sical vence GP Sonangol, dias altos no ténis (Matias Castro regressa à liderança da Federação). Futebol: “Chegou a alegria do povo”, vários jogos marcaram o arranque da 41 edição do Girabola. É a alegria o povo, espera-se uma forte disputa pelos lugares cimeiros e, acima de tudo fair-play. Não entraram em campo, as equipas do 1º de Agosto e do Petro.
Março
Basquetebol: Silêncio da FAB preocupa seleccionadora Elisa Pires, para o Africano de sub-17 feminino; Paulo Macedo reassume a equipa militar; Caso Cedrick Ison perto da solução; Reggie Moore faz estreia nos Galitos. Andebol: Petro de Luanda volta às competições Africanas (equipa do eixo -viário deixou de participar na Taça dos Vencedores das taças em 2014), Academia francesa quer ajudar andebol feminino, Azenaide e Cazenga próximas do Kim da Eslovénia. Lutas: Pena só defende título em Angola (Agência Njila Sports Managements define que campeão mundial de lutas mistas MMA só deve defender o título se o combate for realizado em Angola. Tiro aos Pratos: FAT convoca pré-selecção para Copa do Mundo (falta de recursos financeiros pode impedir participação de convocados).
Abril
Catarino Domingos é campeão africano de xadrez (no zonal de Maputo), Elizângela Pina é vice -campeã mundial de pesca desportiva (representante da equipa Dolce Vita ficou atrás de Juan Cabrera Pena).
Andebol: Petro, campeão no Cairo (equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda regressa três anos depois a disputa da Taça e resgata o título). CAHB pode criar CAN da segunda divisão.
Futebol: Marximina Bernardo reconhece corrupção ( árbitra internacional reconhece que agiu de forma “involuntária e inconsciente”, por isso, roga por benefícios atenuantes plasmados na legislação em vigor, dado os serviços prestados à Pátria e por ser infractora primária).
Tó Carneiro apontado ao Braga (lateral esquerdo do Interclube é seguido pelo clube lusófono. Oliveira Gonçalves acredita que “é possível voltarmos MMundial (o antigo seleccionador nacional condiciona o regresso dos Palancas Negras às duas grandes competições, uma aposta muito forte nos jovens e motivá-los para este desafio. O técnico está disponível para treinar a selecção olímpica.

Maio
Futebol: “A Bomba pode explodir” (Caso Kabuscorp Vs Rivaldo tem novo desenvolvimento; equipa do Palanca pode ser suspensa de todas as provas nacionais se o brasileiro Rivaldo apresentar nova queixa contra o clube, alertou José Carlos Miguel, presidente do conselho de disciplina da FAF).
Ary Papel pode estar de saída do Sporting. Angola em sub -17 defronta Malawi. Caso Rivaldo não atrapalha objectivos do Kabuscorps (Kangamba mantém aposta; o presidente do clube do Palanca garantiu na cidade de Benguela, que apesar das incompreensões que o seu clube enfrenta, os objectivos preconizados continuam inalteráveis).
Interclube procura reforços no país. Militares complicam a missão na Champions. Palancas esboçam COSAFA. Vasilyevic agastado (faltam condições para os Palancas Negras. Tumultos antes de embarcar para a África do Sul, onde, a partir de segunda-feira, começaram a competir na Taça COSAFA). Angola estreia diante do Botswana. Angola vence Maurícias e aguarda pelo Malawi. Gerson sem divisas (Árbitro assistente teve dificuldades para viajar para o Mundial da Rússia.
Andebol: Confederação Africana trabalha em Luanda.
Junho
Futebol: Fracasso na Cosafa (Angola empata com Malawi e fica fora, Selecção termina participação na XVIII edição da COSAFA ao empatar sem golos com a sua congénere do Malawi. Com a modesta safra de apenas uma vitória e um empate, não foi capaz de evitar o terceiro lugar do grupo).
1º de Agosto ergue troféu com recorde de pontos (militares conquistaram décimo -nono título nacional do seu historial. Calotes voltam a tramar Kabuscorps (equipa do Palanca volta a perder mais seis pontos por ordem da FIFA, devido ao diferendo com o TP Mazembe).
Festa do Futebol- (dia 10) Início do Campeonato Mundial da Rússia. Chegou a hora de Gerson Emiliano (auxiliar angolano faz estreia no Mundial). Messi Acorda (Argentina garante presença na próxima fase) Nigéria desqualificada injustamente. Campeão chora (Alemanha fora do Mundial). Gerson Emiliano de novo no Mundial (angolano é assistente no jogo Japão -Polónia). Brasil Samba nos oitavos. Acabou o Sonho Africano (Senegal perde diante da Colômbia 0-1 e fica afastado da competição).
Basquetebol: Paulo Macedo Regressa em grande dois anos depois, Adeptos choram por Adingono. Mingas arrebata troféu MVP.
Julho
Decisão da FAF: Progresso perde seis pontos (incumprimento contratual com internacional camaronês Nyame Patrick está na base da medida). Selecção sub-17 vitoriosa na estreia da Taça COSAFA. 1º de Agosto vence Zesco United para a Liga dos Campeões. Selecção sub-17 consegue passe para o CAN. Manucho Gonçalves: “Estou arrependido de jogar no CAN 2010”, “Paguei caro a opção pela selecção”.
França é campeã do Mundo. Geração dourada; França foi recebida por um banho de multidão após vencer mundial.
Basquetebol: Raul Duarte abandona o Libolo.
Agosto
Cangamba e Kabuscorp em apuros (calote ao técnico Zoran Maki). Gelson no caminho certo ( vaticínio do técnico Daúto Faquirá começa a ganhar corpo). Sétima queda (1º de Maio de Benguela despromovido do Girabola). FAF oferece bilhetes para Angola -Botswana. Beto Bianchi clama por verdade desportiva. FAF sem dinheiro para bilhetes ( atletas na diáspora podiam falhar jogo com Botswana).
Basquetebol: Leandro da Conceição no Benfica de Lisboa. Angola mostra fragilidades no torneio da China. Yanick Moreira melhor cestinha no torneio internacional da China. Zé Carlos e Gi estremecem FAB. Interclube é campeão nacional feminino. Zé Carlos justifica saída da selecção.
Ciclismo: Pepino enluta desporto no país (Angola perde seu eterno gladiador do asfalto).
Andebol: Cadetes falham objectivo no Mundial.
Ginástica: Angola termina Jogos da Juventude de Argel com 10 medalhas.
Setembro
Futebol: Título que dá Gosto (turma militar é tricampeã nacional). 1º de Agosto arrebatou três títulos consecutivos. Presidente do Domant do Bengo, Domingos António: “jogo em Cabinda feriu verdade desportiva”. Angola vence Botswana (Gelson Dala marca o golo do triunfo que permite aos Palancas chegar ao segundo lugar do grupo 1 com três pontos).
Santa Rita confirma regresso ao Girabola. Cinco adeptos morrem em Luanda no jogo das Afrotaças. Gigantes; D’Agosto nas meias-finais. João Ricardo e Akwá criticam qualidade. Caloteiros fora do Girabola (Clubes que tenham dívidas com jogadores e treinadores estão impedidos de disputar o Girabola 2018/2019).
Basquetebol: Leonel Casimiro assume as rédeas do Libolo “ Quem é do Libolo deve pensar alto”. Angola vence Camarões na quarta janela de apuramento ao Mundial da China, 83-76. Extremo Cedrick Ison deixa Galitos e ruma para o Asa. Supertaça fica com o 1º de Agosto.
Ciclismo: Carlos Araújo “Ciclismo angolano na linha dos melhores dos países africanos”.
Canoagem: Angolanos homenageiam Francisco Freire.
Outubro
Basquetebol: Olímpio Cipriano reforça petrolíferos. Angola acolhe a quinta janela de qualificação ao Mundial da China. Formação do Libolo vai às barras do Tribunal.
Lutas: Trovoada esboça Mundial da Turquia.
Futebol: Falta de dinheiro (rescisões abalam Progresso do Sambizanga) dia 8 de Outubro: o dia que Angola conquistou o Ruanda. Antigo avançado diz ser difícil explicar o que sentiu depois de marcar o golo que logrou o apuramento ao Mundial da Alemanha 2006. Selecção Nacional vence a Mauritânia na corrida ao CAN (Soberbos líderes). Lamá: fim de um ciclo (jogador chega ao fim da linha no Catetão, onde evoluiu por mais de 20 anos e assume agora funções no escalão de formação).
1º de Agosto falha final inédita por má arbitragem e direcção do clube escreve à CAF
Djalma Campos: “Nunca fui prejudicado por jogar na Selecção”.
Andebol: Meia -distância Natália Bernardo reforça equipa do Rio Seco. Militares conquistam Taça dos Clubes campeões em Abidjan.
Ginástica: federação assegura condições para Mundial.
Novembro
Futebol: Etapas queimam Papel. Esperança renovada (Angola vence Burkina Fasso na corrida ao CAN 2019).
Minjud preocupado com atletas sem bilhete de identidade.
Selecção Nacional de Futebol em Muletas vence Mundial do México. Campeões do Mundo de Futebol para amputados chegam ao país. Presidente da República recebe Selecção Nacional de Futebol em Muletas.
Dezembro
Futebol: Gelson Dala entre os candidatos do ano. Negócio fechado (Avançado Geraldo deixa 1º de Agosto e ruma para Al Ahly do Egipto).
Basquetebol: Angola vence Tunísia em jogo de apurados. Luto: Soares de Campos foi a enterrar. Nguendula Filipe troca Interclube por 1º de Agosto.





Últimas Opinies

  • 18 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Temos de nos preparar bem para o jogo que será decisivo e estou convicto que iremos fazer este trabalho em conjunto, não temos muito tempo, agurada-nos um trabalho sério contra uma selecção que perdeu todas as partidas.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    L se foi o sonho...

    O Petro de Luanda, até ontem o único sobrevivente angolano nas Afrotaças, não conseguiu evitar a derrota frente ao Gor Mahia FC do Quénia, em Nairobi, num jogo em que estava “condenado” a não desperdiçar, na totalidade, os pontos em discussão.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    Os estreantes e o ritual de integrao

    Igor Vetokele regressa aos Palancas Negras, depois de muito tempo.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Eu já vi três vezes o jogo, muito sinceramente deu para ver alguma coisa na atitude e reacção de certos jogadores.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Operao Botswana

    A Selecção Nacional de futebol em honras concentra-se amanhã, a noite, tendo em vista a derradeira jornada do Grupo I da campanha para o Campeonato Africanos das Nações deste ano, a decorrer entre 21 de Junho e 19 de Julho no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »