Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

"E l se foi mais um nmero 10"

09 de Julho, 2016
O período de pausa que o Girabola ZAP observou, um mês, o Europeu de futebol (a sua final acontece amanhã) foi uma boa opção para os amantes do desporto rei, que como disse alguém, “enche corações e inflama paixões”.

Dentre as razões que nos motivam a prestar um olhar atento à competição do velho continente, a presença de Portugal tem o toque de interesse, entre nós, por razões de finalidade histórica e não só.

Apesar do futebol que os “Tugas” (não) estão apresentar, nesta altura, mais interessa a presença na final. Pela sua prestação, num exercício de analogia do filho que sai ao pai, entre nós correm epítetos, que apresentam a selecção de Portugal como os “Palancas Brancas”, num arrojo jocoso, em comparação com o estado actual da selecção angolana, caracterizada por sucessivos fracassos em termos de resultado e exibição.

Bom grado para os Tugas, que as más exibições estejam a ser subalternizadas pela conquista dos objectivos, do ponto de vista de resultados, que a levaram à final.

Claro está, que a brincadeira não passa disso mesmo, porquanto a Selecção das Quinas tem jogadores de qualidade, acima da média e alguns deles, a actuarem nos melhores campeonatos do mundo.

De forma particular, referimo-nos ao João Mário, jogador do Sporting Clube de Portugal, na mesma senda, Luka Modric e Tomás Rosicky, das selecções da Croácia e República Checa, respectivamente, jogadores que tratam a bola com elevada intimidade.Aliás, é sempre um regalo aos olhos de quem vê, apreciar os referidos “camisolas 10” das suas selecções, feitos maestros da orquestra de 11 artífices, que correm atrás de uma bola no sentido de introduzi-la na baliza e levar os assistentes ao delírio, a celebrar o golo.Infelizmente, ao serviço da selecção do seu país, não veremos mais a mestria de Tomás Rosicky, que aos 35 anos de idade, anunciou o último Euro da sua carreira. Conforta-nos, a continuidade de Lucas Modric, de quem ainda resta idade e qualidade suficientes, para suportar o meio campo da Selecção da Croácia e do seu clube,






Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »