Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Homem do futebol

31 de Agosto, 2016
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, completou no domingo o seu 74º aniversário natalício, e merecidamente foi alvo de numerosas homenagens e felicitações, vindas não só dos quatro cantos de Angola, mas um pouco também de outras latitudes.Como não podia deixar de ser, as actividades desportivas foram as que mais estiveram em destaque, precisamente, por ser José Eduardo dos Santos um homem do desporto, particularmente do futebol. Aliás, ele mesmo fez questão de sublinhar isso, numa das suas entrevistas, quando disse que era "um homem do desporto emprestado à política".

A família do futebol, no dia do seu aniversário, fez jus ao seu contributo a esta modalidade com a realização de vários torneios, sendo o mais alto o torneio quadrangular "Taça Patrono da FESA", disputado no fim de semana no Estádio dos Coqueiros, com quatro equipas de Luanda, em que se consagrou o 1º de Agosto como o grande vencedor.

De facto, na vertente desportiva, o Presidente da República destaca-se como o cidadão "número um" no apoio ao desporto, em particular ao futebol, ao longo dos anos de Angola Independente, incentivando a massificação e o desenvolvimento de várias modalidades, algumas das quais elevam bem alto a bandeira de Angola em diversos palcos desportivos mundiais.É de aplaudir, por isso, todas as iniciativas que ocorreram um pouco por todo o país, para marcar o 28 de Agosto, dia em que se assinala o seu aniversário, com manifestações de carinho e de enaltecimento da sua figura, enquanto Chefe de Estado, político, diplomata, entre outras qualidades.

Numa altura em que ainda está bem patente a referência ao desporto, no discurso de encerramento do VII Congresso Ordinário do MPLA, ao aludir que "os nossos resultados não estão a melhorar desde há muito tempo, salvo raras excepções", tudo porque como sustentou, "o princípio mente sã, em corpo são não está a ser aplicado com criatividade", exortando por isso mesmo, a um maior "esforço nesse sentido", cabe a todos os gestores desportivos do topo à base, trabalharem para inverter o quadro actual.

Mesmo com as dificuldades económicas e financeiras que o país vive, há cerca de dois anos, não deixa de ser assinalável, ainda assim, o contínuo apoio que o Executivo liderado pelo Presidente da República tem dado ao desporto, de um modo geral, e ao rei -futebol. O líder da Nação nunca virou a cara às nossas selecções, está nos bons e maus momentos com os jogadores, equipas técnicas e dirigentes, a endereçar-lhes mensagens de conforto, coragem e incentivo para que acreditem em dias melhores.

Com toda esta dedicação, a retribuição não podia ser outra da parte dos desportistas, no seu dia. Todas as competições ou manifestações que visaram saudar ou homenagear o cidadão José Eduardo dos Santos foram merecidas, por tudo quanto tem feito, de um modo geral, para a manutenção da paz, da democracia e da estabilidade política, económica e social do país de todos os angolanos.

Últimas Opinies

  • 15 de Julho, 2019

    O real papel do gestor desportivo

    As funções de um gestor desportivo não são mais do que as funções de um gestor de empresas, adaptadas e ajustadas às particularidades de um clube ou federação desportiva.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Quem explica o desporto angolano?

    O nosso desporto merece um estudo profundo, para se encontrar explicações que justifiquem os resultados que vai tendo.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    No nosso grupo (A),  somos a única selecção (Angola) que tem a sua primeira participação  a este nível. Canadá vai para a sua sétima, Nova Zelândia.

    Ler mais »

  • 15 de Julho, 2019

    Objectivo falhado

    Angola não conseguiu alcançar o objectivo preconizado no Mundial de Hóquei em Patins, que se disputou em Barcelona, Espanha, acabando por se quedar na sexta posição.

    Ler mais »

  • 13 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    Vamos entrar para o campeonato em cada jogo para ganhar, nós queremos começar bem, com o pé direito. Como sabem, já temos o calendário.

    Ler mais »

Ver todas »