Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Kizomba em Moscovo

07 de Julho, 2018
A Kizomba pode ter chegado à Rússia como chegou aos restantes pontos do mundo. Ou seja, influenciado pela presença da comunidade angolana residente. É exactamente o que está a acontecer em Moscovo.
A música instalou-se por estas paragens e faz moradia. Mas, para quem pensava que o gosto pelo estilo da nossa música ficar-se-iria apenas pela dança, eis que ontem fomos surpreendidos por uma jovem russa, que prepara o lançamento de um disco e, imaginem , com quatro kizombas! É verdade.
Quem olha para a jovem russa, muito dificilmente a acredita que é capaz de cantar uma kizomba, ao bom estilo angolano. Foi a impressão com que fiquei quando a conheci. Mas, o facto é que quando a ouvi cantar acabei boquiaberto. É um espectáculo agradável, aos ouvidos de quem conhece a música angolana e gosta de apreciar.
De formas a provar o seu talento, Aldhar Kroskem fez questão de gravar duas músicas promocionais que, diga-se, arriscam a fazer enorme sucesso em Angola.
A qualidade das mesmas não deixa dúvidas e promete fazer dançar muita boa gente em Angola, sobretudo os bons dançantes. Os temas musicais já são um sucesso no seio da comunidade angolana residente em Moscovo, sobretudo os estudantes.
Também ela uma estudante do curso de engenharia electrónica, ganhou o gosto pela Kizomba, por influência dos colegas angolanos. Por força da amizade, já aprendeu a falar um pouco do nosso português.
As músicas de Aldhar animam as discotecas em Moscovo e faz dançar russos, alemãs, etc... Mas conta com a participação de algumas vozes angolanas, que lhe ajudam a dar o toque perfeito. Mas a jovem, não é uma ilustre desconhecida em Angola.
Conta que já esteve em Luanda, nos idos anos 90, carregado pelo pai, que havia montado um negócio em território angolano. A jovem promete levar a nossa Kizomba a outras paragens da Rússia. Garante estar apaixonada pelo estilo. Caso para dizer, que a nossa Kizomba tem força!
Paulo Caculo|Moscovo

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »