Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Matriz de jogadores talentosos

14 de Maio, 2015
De um ponto de vista funcional, decidimos separar o Desenvolvimento do Futebol em duas áreas distintas e relacionadas, nomeadamente, o Desenvolvimento de Jogo e Desenvolvimento de Jogador Talentoso, como se mostra na Figura.

Em essência, o desenvolvimento da modalidade é a matriz que suporta o desenvolvimento de jogadores talentosos. Este é o ambiente que se pretende criar para que a maioria das pessoas desfrutem da participação no futebol e também recorram às exigências fundamentais de infra-estruturas como: instalações, formação de treinadores e árbitros, regulamentos e do desenvolvimento dos clubes.

DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL

Melhorar o padrão técnico pleno na base do jogador angolano. Desenhar e cuidar da oferta da melhor experiência de participação no desporto angolano; Identificar, atrair e reter mais e melhores atletas, particularmente na faixa etária de 12-16 anos. Aumentar o número de treinadores e árbitros credenciados. Garantir que as instalações sejam suficiente conforme o ritmo de procura.

DESENVOLVIMENTO DE JOGO
Educar, apoiar e oferecer condições para todos os participantes de futebol. Participação (por exemplo, pequenos jogos de apoio); Teste Nacional de Habilidades; Formação de Treinadores; Formação de Árbitros; Desenvolvimento dos Clubes; Instalações; Regulamentos; Futebol escolar; Iniciativas inclusivas; Futebol Feminino; Futsal (acompanhamento).

DESENVOLVIMENTO DE JOGADOR TALENTOSO
Providenciar programas e recursos de alta qualidade para os jogadores talentosos, treinadores e árbitros.Selecções Nacionais, Centros Nacionais de Treinos, Campeonatos Nacionais para jovens, Campeonatos Nacionais de Futsal (acompanhamento). Campeonato Nacional de Futebol Feminino, Modelo Nacional de Treinos. Teste Nacional de Habilidades. Bolsas de Estudos para Treinadores assim como para jogadores de Elite.

Nos primeiros anos de preparação do jogador, o futebol básico e o desenvolvimento de jogadores talentosos são inseparáveis. Quer dizer, que todos os jogadores, incluindo aqueles muito talentosos, devem jogar futebol a nível inferior. O exemplo mais pertinente é que no futuro todos os jogadores devem começar a experiência de futebol a jogar em pequenos jogos de apoio (Jogo Formal substituído pelo Jogo Reduzido). Numa etapa particular, estes jogadores talentosos devem passar do percurso de jogador talentoso para um ambiente onde eles possam ter acesso aos programas especializados, treino especifico e outros serviços específicos. Isto também se pode aplicar aos treinadores, árbitros talentosos e dirigentes, embora exista um caminho menos “formal” para o último grupo. É apropriado reconhecer que a captação e detecção de talentos posam ter sempre algum impacto e interdependência no futebol de bairros. Isto é, particularmente assim, durante os primeiros anos de formação do jogador, o treino e regime de jogo em futebol de bairro proporcionam melhorias para o crescimento dos futuros talentos.
ZECA AMARAL

Últimas Opinies

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Corrigir o mal no futebol (I)

    A semana passada terminei o artigo com a seguinte sentença: “(…) é importante mudar de estratégia

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Mais um falso arranque do Interclube

    Para o desalento dos prosélitos do futebol sénior masculino, as cortinas do Girabola Zap, versão 2019/20, foram descerradas com máculas na jornada inaugural que, mais uma vez, põem em causa a capacidade organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF), que parece apostada numa competição em que é premiada a instituição que mais erros comete ao longo do “consulado”.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O pas dos amigalhaos

    Foi recentemente anunciada a rescisão contratual do treinador Srdjan Vasilevic com a Federação Angolana de Futebol.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

Ver todas »