Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O "casamento" entre experincia e juventude

27 de Agosto, 2015
A divulgação, recentemente, dos nomes constantes na lista dos pré - convocados à Selecção Nacional, que à 06 do próximo mês, defronta a sua congénere do Madagáscar, em Antananarivo, para a segunda jornada do Grupo B, de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) -2017, no Gabão, está, como é lógico, a ser objecto de diversas análises e interpretações, por parte de elementos dos vários segmentos da vida nacional e não só.

É certo que as convocatórias nem sempre agradam a “gregos e troianos”. Noves fora o facto de no universo dos treze “girabolistas”, convocados num grupo de vinte, constarem seis do 1º de Agosto, para muitos a formação que melhor futebol apresenta no momento, não obstante ocupar a 4ª posição, na classificação geral do Girabola, com 41 pontos, menos nove que o líder, Recreativo do Libolo, que possui 50, ao cabo de vinte e três jornadas, a lista apresenta-se consensual.

Como é evidente, não obstante continuar a pesquisar elementos que possam “reforçar” a equipa nacional, uma vez que os Palancas Negras, estão em processo de continuidade, não restam dúvidas que Romeu Filemon, possui já idealizado o esqueleto base. Na actual fase, pensamos que o seleccionador nacional não se vai atrever a efectuar alterações “drásticas”, em relação ao leque dos atletas que na jornada anterior, golearam a representação nacional da República Centro Africana, por quatro tentos a zero.

No que concerne a estreia de Tony Cabaça (guarda-redes do 1º de Agosto) e os regressos de Miguel (Benfica de Luanda), tal como aconteceu em compromissos internacionais anteriores, pela sua experiência, em nossa opinião, deverão integrar o grupo definitivo dos atletas que defrontarão os malgaxes, cujo encontro deverá servir de antecâmara para o confronto com a selecção da República Democrática do Congo, à 23 de Março do próximo ano, em Kinshasa, para a 3ª jornada do grupo B.

Independentemente da prestação que venham a ter no que ainda resta na preparação para o jogo do próximo dia 06, Miguel, não deverá ter dificuldades em contar no lote dos que serão utilizados, ao passo que Tony Cabaça, deverá enfrentar a concorrência de Mário (Kabuskorp do Palanca), a quem deverá ser confiada a baliza, em substituição de Landu (Recreativo do Libolo) que tem sido o titular naquela posição, mas que se encontra a contas com uma lesão.

Na eventualidade de o seleccionador nacional se deparar com a contingência de ter de efectuar alguma alteração, as mesmas poderão acontecer nos “estrangeiros”, que se encontram quase sem ritmo competitivo, dado que na Europa, a época futebolística se encontra na fase inicial. Reafirmamos que o momento não é favorável a experiências ou alterações profundas. As mesmas podem acontecer, em função de situações imprevisíveis como certas lesões.
LEONEL LIBÓRIO

Últimas Opinies

  • 20 de Julho, 2019

    Acesso ao Qatar

    Apesar da qualificação inédita numa fase final de um Mundial de Futebol, algo que ocorreu curiosamente em 2006, edição organizada pela Alemanha, a Selecção Nacional.

    Ler mais »

  • 20 de Julho, 2019

    O honroso sexto lugar do nosso hquei em patins

    A recente participação de Angola no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, que decorreu em Barcelona, Espanha, e que o nosso país se classificou em sexto lugar.

    Ler mais »

  • 18 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    No nosso período pré competitivo, nesta segunda quinzena de Julho, já queria ir para uma paragem, onde tivesse campos e equipas para realizarmos jogos.

    Ler mais »

  • 18 de Julho, 2019

    Final interessante

    Um mês depois de fortes emoções vividas nos estádios e em outros espaços fora e longe dos centros de disputa,  vamos ter,  finalmente,  amanhã dia 19, o cair do pano da XXXII edição do Campeonato Africano das Nações de futebol, organizado pelo Egipto.

    Ler mais »

  • 18 de Julho, 2019

    A dvida de Akw

    O dia 8 de Outubro de 2005, ficará para sempre gravado na história do desporto angolano e do futebol em particular.

    Ler mais »

Ver todas »