Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O desporto e a comunidade

13 de Setembro, 2013
O principal objectivo desses programas é a inclusão desportiva, porque os resultados desejados desses projectos inclui a remoção das barreiras para a prática do desporto nas comunidades, entre a população em geral e entre vários grupos.

Inclui ainda a previsão de oportunidades para progredir e desenvolver habilidades desportivas e especialização; previsão de oportunidades para se mover da participação de lazer para a competição ou excelência; treino e apoio de líderes e treinadores e estabelecimento de ligações entre a escola, agremiações desportivas e a comunidade em geral.

Usando a mesma linha de pensamento, esses projectos têm como objectivo a inclusão social, visam reduzir as barreiras e aumentar a participação no sentido de usar o desporto como meio para um fim. Fim que passa por aspectos mais amplos de inclusão social e como meio para promover aspectos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário.

Todos estes projectos têm como principal objectivo alcançar resultados sociais: melhoria da condição física e de saúde de grupos sociais específicos; abordagem de questões de segurança da comunidade e redução dos níveis de vandalismo e de criminalidade; contribuição para o melhor atendimento escolar e desempenho educacional, sem esquecer o desenvolvimento de habilidades sociais e técnicas e o aumento da empregabilidade. O grande objectivo é contribuir para o desenvolvimento da comunidade e a sua regeneração.

É verdade que os projectos variam muito em função do volume e tipo de recursos disponíveis, bem como das habilidades e experiência pessoais, os seus objectivos precisos e a natureza da comunidade e dos grupos.

Tem de ser reconhecido que os resultados sociais e desportivos não são garantidos. O positivo são os resultados potenciais de participação. Mas, na tentativa de abordar questões de regeneração da comunidade e de inclusão social, sugere-se que o conceito de desenvolvimento do desporto deve ser redefinido. Sugerimos a existência de uma publicação que resuma os elementos-chave do sucesso do desporto e dos programas de desenvolvimento comunitário.

A liderança desportiva com os socialmente excluídos requer uma mistura incomum de habilidades: capacidade desportiva, habilidades de comunicação e empatia com pessoas que possam ser mal motivadas. A liderança desportiva pode ser uma profissão solitária e a equipa vai precisar de uma clara indicação do que se espera dela.

Depende também do relacionamento entre líderes e a comunidade local. A continuidade é um ingrediente vital, porque a falta de continuidade pessoal pode criar problemas. Muito cuidado deve ser prestado à retenção de confiança e cooperação.

Esforços devem ser feitos para envolver voluntários na liderança desportiva local e em sessões contínuas de treino. Resumindo, os trabalhadores do desenvolvimento do desporto e da comunidade precisam de desenvolver uma compreensão e confiança mútuas. Os prestadores do desporto devem desenvolver uma compreensão no seu grupo de trabalho, não apenas em termos da natureza de quaisquer restrições à participação, mas em termos de valores, atitudes e prioridades, que não podem excluir o desporto.
Manuel Calulo

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »