Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O Egipto de Moiss

14 de Abril, 2018
Logo que se apercebeu de que o papá havia de viajar para o Egipto, Tchica ficou séptico. Soube através das irmãs e esperou pelo meu regresso à casa. O meu primeiro filho, antes dele só tenho filhas, seguiu-me ao quarto, em silêncio, esperou o momento em que eu descalçava para perguntar: - É verdade que o papá vai no Egipto?
- Pará ele parecia algo surreal. Provavelmente por influência da novela \"Os Dez mandamentos\", que assistem na televisão. Logo que confirmei, outra questão!
- É mesmo o Egipto de Moisês?
- Mas, à segunda pergunta, o rosto do rapaz denotava alegria e desejo de também embarcar. Ao perceber, de mim, o sim à sua questão, soltou o desejo nostálgico de um dia conhecer o Egipto.
- Por isso é que não deves brincar na escola. Estuda, porque quem estuda, depois pode conhecer o país que quiser.
- Aproveitei a ocasião para lhe mostrar a importância da escola.
- Então o papá vai ver o Moisês?
- Para meu filho a novela acontece em tempo real. Acha que ainda se vive a escravatura do povo de Deus. Se seguir meu conselho, logo se aperceberá da realidade. Vai saber da ficção que há na novela e sua função. Esta conversa ficou gravada na minha mente. Agora, daqui, vejo um Egipto novo, a normalizar-se, depois de alguma turbulência política nos últimos anos, por culpa de uma tal primavera. Sinto vontade de falar mais ao Tchica, dizer-lhe que é o Egipto de Moisês, o das primeiras civilizações ao longo do Nilo, mas sem escravatura. Fazer o Tchica saber que Cairo, a capital, vive 24 horas, para lá das tramas palacianas que vê na novela.
O Tchica precisa saber que há desejo do nosso país em fortificar relações com o Egipto e isto a novela não diz. Precisa saber que recentemente nosso Presidente da República, João Lourenço, escreveu para o seu homólogo do Egipto, Abdel Fattah Khalil Al-Sisi, a felicitar pela sua reeleição. Aquilo que tenho certeza de que o puto vai saber, como aliás todo o país vai tomar nota, é das façanhas que o 1º de Agosto e Petro de Luanda vão fazer nestas terras, durante a disputa da 34- edição, da Taça das Taças em andebol sénior feminino. Vão saber que o Cairo, cidade sede, está nem aí com o evento, nenhum \"outdoor\", nem nada. Se alguém sabe da realização, aqui, desta prova, assim o soube \"boca a boca\", é praticante, ou muito afeiçoado.
Fazer saber destas coisas é o que me trouxe ao Egipto, \"de Moisês\"!

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »