Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O fim da subveno chega ao andebol

02 de Junho, 2015
O fim da subvenção é das medidas cuja necessidade há muito se fazia sentir. Não havia justificativa. Tenho plena certeza de que o fim da “subvenção” à assistência aos jogos de andebol não tem a ver com a crise que se alega no crescimento, às vezes injustificado, que se assiste no preço de diversos produtos e serviços em todo o país.
Assistir de borla ao jogo, cada vez mais espectacular, de andebol estava a ser um ritual fora do contexto desportivo angolano e não só, se considerarmos que o futebol, o basquetebol e outros espectáculos, às vezes menos vistosos, são pagos. Não poucas vezes, a preço de ouro!
Embora pudesse servir-me deles, não vou chamar para esta reflexão os encargos de quem organiza. Não vou citar os rios de dinheiro que os clubes pagam para manterem os fazedores do andebol.
A justificativa está no próprio jogo de andebol, que felizmente para nós, tem o condão de colocar frente a frente as melhores unidades que a África tem. Os dribles de Natália Bernardo, a espectacularidade de Moreno ou a potência do remate de Azenaide Carlos têm valor, em qualquer sala onde sejam exibidos, aqui ou estrangeiro, para não serem visualizados sem qualquer compensação.
Encorajo, por isso, a Associação Provincial de Andebol de Luanda pela audácia, pela coragem que teve de fechar os portões a quem se deslocou para a Cidadela com intenção de sentar-se numa sala limpa, com garantia de segurança, para pagar pela ginguba e refrigerante, mas ter o jogo de andebol servido de bandeja.
Para outros as portas escancararam-se. Abriram-se- lhes porque sabem valorizar o trabalho que se faz com o andebol. É verdade que 300 kz não é grande coisa. Concordo!
Serve apenas para começar, dar às pessoas a noção de que para ver espectáculo paga-se.Tomara que esta iniciativa sirva de exemplo para os campeonatos nacionais, africanos e outros que temos visto por aí atirados para quem se queira deleitar.
Silva Cacuti

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »