Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O marketing desportivo tem fora!

26 de Junho, 2017
O marketing desportivo é um conjunto de acções que tem por objectivo satisfazer as expectativas e preferências do consumidor do desporto.
Vamos separar este conjunto de acções em dois segmentos diferentes:
– Produtos ou serviços de desporto que estão directamente relacionados e direccionados para um consumidor desportivo.
– Campanhas de marketing que usam o desporto como veículo de transmissão para divulgação dos seus produtos ou serviços.
Deveríamos também reflectir se podemos considerar uma actividade desportiva como uma prestadora de serviços e enquadrá-la no conceito do marketing desportivo.

Cada vez mais forte e mais presente, o marketing desportivo vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente e lucrativa para gerar oportunidades de negócios, tendo na realidade um conceito diferente da aplicação do marketing empresarial, se levarmos em conta todas as variáveis envolvidas no fenómeno social, que é o desporto.

Um bom exemplo das diferentes variáveis no conceito do marketing desportivo é a utilização do desporto por parte das empresas para conseguir atingir o seu público-alvo.Cada vez mais as organizações procuram fixar sua imagem e marca na mente do consumidor e o marketing desportivo destaca-se hoje pelo modo com que atinge este objectivo.

O consumidor desportivo é tão emocional quanto exigente: tendo uma relação maioritariamente emotiva com o clube ou atleta em questão, são tão mais exigentes quanto maior o seu grau de envolvimento com o mesmo.Muitas empresas estão a perceber que falando aos consumidores num ambiente familiar podem persuadir mais do que por meio de envolvimento nacional.

Ao contrário do marketing empresarial, o marketing desportivo é um conceito novo num segmento de mercado de comunicação com certas características:
– Campanha de marketing com o fim de beneficiar uma actividade desportiva de interesse pública.
– Surge como uma alternativa de divulgação.
– Conjunto de acções que servem para melhorar ou fixar a imagem institucional.
-Utilizar a grande visibilidade do desporto como meio de comunicação.
Como sabemos todos, o desporto assume grande importância e é considerada uma poderosa ferramenta de marketing para preservação da imagem das empresas e particulares.
Analisando mais profundamente o conceito de marketing desportivo, podemos verificar, por exemplo, que a acção de um organizador de eventos desportivos tem como objectivo conseguir atingir os consumidores de desporto, permitindo-lhe um encaixe de dinheiro, criando para isso um conjunto de acções no sentido de atingir essas receitas, tais como:
- Transmissão televisiva do evento
- Merchandising
- Venda de bilhetes
- Comércio de compra e venda de jogadores
– Venda de publicidade
-Patrocínios
- Gestão de espaços desportivos e outros serviços associados.

Por aqui, conseguimos perceber que o marketing desportivo não é linear e pode até ser bastante complexo. O importante é encontrar e enquadrar diversas ferramentas de marketing que se consiga realizar a melhor segmentação, lançamento do produto e atingir o mercado. *GESTOR EXECUTIVO DO FÓRUM MARKETING DESPORTIVO
Nzongo Bernardo dos Santos

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »