Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Os ganhos da nossa vaidade

05 de Abril, 2021
Ao assinalarmos 19 anos, desde que o país começou a desfrutar do alívio que só a paz proporciona, não há como não reconhecer os ganhos havidos no sector desportivo neste lapso de tempo.
Ainda que algumas mentes tomadas por uma descrença doentia recusem-se a reconhecer, não seria nenhum desatino, muito menos assumir alguma leviandade, dizer que o desporto foi o pelouro mais beneficiado.

Um olhar, coerente, àquilo que configura hoje o nosso mosaico desportivo leva a inferir quão galopante é o passo encetado, sobretudo no campo de infra-estruturas , sem deixar de reconhecer mérito no aspecto competitivo.
Se no primeiro quesito o país ganhou novos recintos desportivos, erguidos na sequência da organização de eventos de tamanha grandeza, como foi o CAN\'2010 e o Mundial de hóquei em patins de 2013, no plano competitivo outrossim houve conquistas que devem ser assinaladas.

A presença no campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha, diga-se, em obediência à verdade, só foi possível porque o país já respirava novo ar, longe do sibilar das armas e do estertor de uma guerra devastadora que atrasou o desenvolvimento.
É certo que, não fosse a maldita derrota(1-0) Argel, em 1984, Angola teria estado no México\'86.
É evidente que não logramos medalhas que reflictam uma boa safra competitiva, mas estes são outros quinhentos. O realce é que foi feito no sector aquilo que antes seria uma mera utopia, sendo certo que o clima de guerra coloca sempre limites, numa espécie de oposição à vontade do homem.

De resto, precisa-se apenas definir as políticas de orientação do sector. Investir mais nos escalões de formação, para a melhoria dos níveis de performances competitivas em certas modalidades, e no que toca a infra-estruturas fazer com que estas, que custaram avultadas somas aos cofres do Estado, não se transformem em elefantes brancos, sob o olhar cúmplice e negligente de quem deve velar pelo seu estado.

Últimas Opinies

  • 07 de Abril, 2021

    Ida ao Mundial marcou o futebol

    Em 2018, a nossa selecção de futebol adaptado trouxe-nos o primeiro troféu de cariz Mundial, ao vencer o campeonato do Mundo.

    Ler mais »

  • 07 de Abril, 2021

    Ganhos que podem ir ao ralo

    A circulação de pessoas e bens, apesar das dificuldades das estradas, faz-se com segurança.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um toque ao desenvolvimento

    O país comemorou ontem mais um ano de paz. Foi a 4 de Abril de 2002 que a Nação angolana presenciou a cerimónia que marcou o fim de um período de guerra que deixou inúmeras cicatrizes.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Os ganhos da nossa vaidade

    Ao assinalarmos 19 anos, desde que o país começou a desfrutar do alívio que só a paz proporciona, não há como não reconhecer os ganhos havidos no sector desportivo neste lapso de tempo.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um retrocesso em alguns casos

    O desporto foi o grande embaixador do país, algumas modalidades assumiram-se como verdadeiros porta-estandartes, dado os feitos protagonizados por algumas selecções nacionais.

    Ler mais »

Ver todas »