Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Os nossos desafios em relao ao Marketing Desportivo!

16 de Outubro, 2017
As condições estão a ser cada vez mais criadas e preparadas, para que todos os caminhos nos conduzam ao “santuário” da Galeria dos Desportos, local adjacente à antiga “catedral” do futebol nacional, o Estádio da Cidadela, onde vai decorrer a maior cimeira anual e nacional sobre Business Sport, cujos os debates vão incidir à volta das novas formas de financiamento e investimento para o desporto nacional, e as soluções de retorno e rentabilidade para as empresas e os investidores.
O evento denominado IIIº Fórum Marketing Desportivo, tem como data marcada o dia 23 de Novembro, do corrente ano, tem como tema de “capa”: INVESTIR NO DESPORTO COMO NEGÓCIO!
O evento tem como objectivo, mobilizar as lideranças empresariais, políticas e desportivas do País, para promover a consciencialização e mentalização nacional pelo desporto, como plataforma de investimentos e de geração de negócios, o que já acontece um pouco por todo o mundo, dado o impacto que a actividade gera em termos de audiência, consumo e imagem, com o intuito de encontrar e traçar soluções realísticas e funcionais, que possam salvaguardar, e ajudar a contornar o impacto e os choques adversos, que a actual crise económica e financeira tem sobre o contexto desportivo nacional.
Contudo, apesar de relevante, os argumentos apresentados, só passam a ganhar força, mesmo em ambiente hostil e pouco estimulante em que nos encontramos, na medida em que os profissionais de marketing desportivo identificarem os desafios que marcam o sector onde desenvolvem a sua actividade, e com isso, definir estratégias que permitam potenciar as organizações promotoras do desporto, que se debatem com um contexto onde escasseiam os recursos financeiros e onde, em simultâneo, as necessidades e expectativas do consumidor se encontram em constante mutação.
É só isso, que queremos trazer, para abordagem no IIIº Fórum Marketing Desportivo, sem procurar “discutir com ninguém”!
Aliás, como já realcei, o que fazemos é só uma pequena diferença, que pode fazer toda a diferença!
Tudo, porque já vamos na terceira edição do referido evento, as duas primeiras edições passaram muito ao lado, para não dizer à “sombra” dos dirigentes e gestores desportivos, principalmente dos primeiros, que mesmo convidados só e apenas marcaram presença, preferiram simplesmente “assobiar ao lado”, mandaram-nos inclusive, “ir à esquina para ver se chovia ou caía neve”!
E, chegados aqui, cá estamos como que se já tivéssemos atingido o ponto de chegada, sem nunca sequer termos saído do ponto de partida, a julgar pelos mesmíssimos desafios, e se calhar, agora, cada vez maiores, com que nos deparamos, se levarmos em conta a linha horizontal do tempo, e o conjugarmos com às conclusões saídas do Iº Fórum Marketing Desportivo, que faço questão de transcrever nas linhas abaixo, de forma telegráfica.
Segundo, Célio Mendes, especialista em marketing e principal orador do Iº Fórum Marketing Desportivo, “os clubes desportivos devem profissionalizar os seus departamentos de marketing, a fim de tirarem mais proveito desta ferramenta voltada para a prática e divulgação de modalidades pela promoção de eventos.”
Ao dirigir-se a uma sala com uma assistência a rondar 30 participantes, que reclamava a presença dos representantes dos clubes convidados, Célio Mendes apontou os direitos de transmissão televisiva, o patrocínio, merchandising, parcerias e ainda as receitas de jogo, como as fontes de receitas de um clube, para as quais o marketing tem de estar virado.
E, foi mais longe. \"Fala-se muito do marketing, mas o marketing é um componente de um todo. Há necessidade de organizarmo-nos, estou a falar da profissionalização dos clubes, em termos de marketing. Já foi bom, termos aqui alguns clubes, com directores da área, com departamentos de marketing criados, é preciso dotá-los de recursos necessários. Não estamos a falar, necessariamente, de dinheiro, mas de ter produtos para poderem vender\", concluiu.
Ao tomar a palavra no acto de encerramento do Iº Fórum Marketing Desportivo, o então Director Nacional para Política Desportiva do Ministério da Juventude e Desportos, António Gomes, deixou a seguinte recomendação: “o marketing é uma ferramenta a que os clubes devem lançar mão, não só num contexto de retracção financeira como o actual, e aproveitar felicitar a organização do evento pela iniciativa em realizar o fórum”.
\"Iniciativas destas são importantes, fundamentalmente, porque ocorre num momento em que temos condicionalismos financeiros. Ajuda, porque é preciso encontrar outras fontes de rendimento, apoios complementares ao esforço que o Estado faz, e estas iniciativas dão sustentabilidade ao desporto\".
Apesar de que não ser fácil, também não é muito difícil, nos próximos artigos trago as conclusões do IIº Fórum, bem como as incidências à volta do IIIº Fórum Marketing Desportivo, como não é demais lembrar, está marcado para o dia 23 de Novembro.
Se o leitor estiver interessado em participar, tirar dúvidas ou colocar questões sobre o evento, por favor contacte-nos pelo correio electrónico: forumbusinessport@gmail.com

* MENTOR E GESTOR EXECUTIVO DO FÓRUM MARKETING DESPORTIVO


Últimas Opinies

  • 25 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Dou, primeiro, os parabéns à selecção da África do Sul, que tem um nível de intensidade de jogo superior ao nosso, pois na metade da primeira parte já estavam a ganhar por dois a zero. Nós também criamos boas jogadas, infelizmente não concretizamos

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    O almejado retorno Taa das Naes!

    A presença de Angola na 32ª edição da Taça de África das Nações em futebol já é um facto.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »