Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Ou isto...DAgosto ou sabe...a Petro(leo)

01 de Outubro, 2017
Ontem o Sagrada Esperança a mostrar que ainda tem força para lutar pelo terceiro lugar, ganhando facilmente (2-0) aquele duelo com os proletários de Benguela. Depois o já aflito JGM do Huambo acabou derrotado (0-3) pelo outro aflito que é o Progresso da Lunda Sul...e o Kabuscorp do Palanca, à rasca, sem já o vigor, a determinação, e capacidade dos outros tempos a arrancar um vitória (1-0) sobre o modesto ASA. Pouco alterou na cloasificação!
Mas hoje, depois das 18 horas ou o campeonato vai...D´Agosto - com o campeão militar à frente - ou então o topo continuará a cheirar a Petro(leo). Há dois motivos para tal, em Luanda e na Huíla: as duas candidatas de costume - 1º de Agosto e Petro de Luanda - ainda que não joguem entre si, estarão numa luta \"manu a manu\" com o Libolo e Desportivo, no quadro da decidida corrida ao lugar do topo.
Quem então sairá a ganhar em mais esta jornada do campeonato? O 1º de Agosto? O Petro de Luanda?
Bom, quando eu digo D´Agosto, não significa puxar a brasa à sardinha da equipa do rubro-negra ou agostina como carinhosamente também se denomina. Nada disso! Porque um tal favoritismo para a equipa do Rio Seco, subestimando a equipa do Eixo-Viário, seria o mesmo que pensar no mar não há baleia.
A grande verdade é dizer... é dizer que o 1º de Agosto tem hoje uma grande responsabilidade. Porque o adversário não é de brincadeira - este senhor Recreativo do Libolo já em Luanda para jogar decididamente ao estilo \"perdido por um perdido por mil\"...
Sobretudo porque é em casa de um adversário - 1º de Agosto - que, ao que se diz, já vai contar também com Dany Massunguna, ao lado de outros craques do plantel tecido por Dragan Jovic.
Eu estou curioso para ver até que ponto o 1º de Agosto pode voltar a deslizar o fio de jogo com que deu cambalhota à Académica na Taça, desta feita, para levar a melhor sobre o Libolo.
Quando, diante da Académica, viu a sua equipa a ser \"batida\" em Luanda, por 1-3, o técnico-adjunto do Ivo Traça, sempre o único a falar de forma convincente, prometeu que mudaria muita coisa. Não mentiu: o 4-0 no Lobito acabou a ousadia dos estudantes e os adeptos militares esperam hoje a mesma dinâmica.
Mas atenção que o Libolo caiu na Taça diante do Santa Rita, eu ouvi o técnico-adjunto André Makanga a lamentar, mas também avisou - e o 1º de Agosto ouviu o recado - continuar a trabalhar no sentido de conseguir o quinto lugar no Girabola ZAP, onde sai de uma vitória (1-0) na 25ªa jornada, diante do Recreativo da Caála.
Quem diz, como disse Makanha, que \"o Recreativo do Libolo vai continuar a trabalhar até ao fim da competição, com vista a conquistar o maior números de pontos\", então só pode servir de alerta à equipa militar - esse 1º de Agosto que depois de ter empatado (1-1) com o Progresso do Sambizanga, perdeu a liderança da prova.
Será, portanto, que o 1º de Agosto já te melhorada a estratégia para a concretização das oportunidades de golos? Pelo menos frente à Académica convenceu, mas diante do Progresso do Sambizanga, o coadjuvante do técnico Jovic Dragan, referiu que a equipa não fora capazes de marcar e que restava continuar a trabalhar arduamente, para corrigir os erros cometidos e encarar os outros desafios como autenticas finais -como este, de hoje, com o Libolo....
Eu acho que o Petro que hoje entra mais cedo em campo faz rezas para que o seu rival caia à noite. Porque depois a formação petrolífera ganhar à Académica, na 25º jornada, por 4-2, ouvi a elogiar o grupo e até disse - vejam bem isto - \" todas as partidas são para serem ganhas, apesar do elevado grau de dificuldades que serão impostas pelos adversários\".
Será que o Desportivo está bem para travar o Petro que soma 56 pontos? O avançado Tiago Azulão, do Petro de Luanda, que lidera os marcadores, com 14 golos, vai aproveitar a ausência de Rambé, do 1º de Agosto? Logo mais tudo isto terá a resposta que muitos aguram. è só aguardarmos.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »