Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Perguntem a Qatar Airways ... se eu que me gabo!

17 de Junho, 2019
A Qatar Airways, uma das mais prestigiadas companhias aéreas do mundo e a que mais cresce actual e anualmente, com sede no emirado do oriente médio, apoia com muito orgulho uma ampla variedade de actividades e iniciativas desportivas em todo o mundo, com o objectivo claro de expandir a visibilidade da sua marca e estabelecer relacionamentos duradouros e leais com os seus clientes.
Dito de trás para frente, foi “ao colo e as costas” do marketing desportivo, que a marca Qatar Airways passou a ser vista e conhecida por milhões de fãs do desporto em todo o planeta, enquanto que a referida marca continua a reforçar a sua convicção, de que o desporto é uma maneira de unir pessoas.
Através dessa \"aventura\", a marca Qatar Airways, já tem garantido para o futuro um lugar nas mentes e corações dos amantes do desporto em todo o mundo, a julgar pelo acordo assinado, em Maio de 2017 com a FIFA, para ser a principal patrocinadora do Mundial de 2022, que será disputado no Qatar, cuja previsão de audiência será superior a quatro biliões de pessoas!
Mas no presente, a marca Qatar Airways continua a marcar golos e a somar vitórias na sua estratégia de marketing desportivo, como ferramenta para internacionalização da marca, através do desporto!
Considerada por muitos especialistas, como uma das marcas que na actualidade mais investe financeiramente em patrocínios desportivos em todo o planeta, a Qatar Airways possui direitos de marketing e branding, com o Bayern de Munique da Alemanha, com a Roma da Itália, com o Boca Juniors da Argentina, e com os Brooklyn Nets, da principal liga de basquetebol do mundo, a NBA.
Além disso num passado recente, a marca Qatar Airways, foi umas das principais patrocinadoras do campeonato do mundo de futebol, Rússia 2018, bem com do último campeonato do mundo de Clubes da FIFA, vencido pelo Real Madrid, e no inovador campeonato do mundo futebol on-line, conhecido mundialmente como e-Mundial da FIFA!
E a aposta da marca no marketing desportivo veio para ficar! Quem afirma não sou eu, mas o seu Vice-presidente sénior de Marketing e Comunicações Corporativas da Qatar Airways, Salam Al Shawa, que recente afirmou, e passo a transcrever textualmente, que a \" nossa empresa está constantemente buscando expandir seu portfólio global de patrocínios, e as parcerias são um passo na estratégia da Qatar Airways de internacionalizar sua marca por meio do desporto. São parcerias que beneficiam a todos, sem efeitos negativos\".
\"Nossa equipa de marketing desportivo tem a missão de identificar oportunidades em diferentes países, e a empresa está constantemente avaliando novas possibilidades negócios, agora com maior foco na Ásia e África\". Fim de citação
No caso de Angola, todos sabemos que não precisamos inventar a roda, porque ela está onde deveria estar.
O nosso problema é que a maior parte das marcas no país, ainda estão muito reservadas no que se refere ao marketing desportivo, em função da falta de profissionalismo dos nossos dirigentes desportivos, que precisam de serem humildes, e reconhecerem que tem potencial para aprenderem e evoluírem em termos de aprendizado, no que se refere as ferramentas e aos recursos indispensáveis, para um melhor aproveitamento do marketing desportivo.
Por outro lado, as nossas marcas já perceberam, que o marketing desportivo pode ser muito positivo, e trazer óptimos resultados se fizer parte da sua planificação estratégica de marketing de uma forma geral, e não apenas como uma acção isolada. Então, o que temos de fazer?
Evoluir muito no desenvolvimento de plataformas de marketing desportivo, que explorem pilares que vão além da visibilidade da marca.
Esse é um papel que cabe aos clubes e também às empresas.
*Mentor e Gestor Executivo
do Fórum Marketing Desportivo
Zongo Fernandes dos Santos

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