Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Por tua culpa Joj

17 de Janeiro, 2019
Às 4h50, quando me levantei, pela terceira vez, tentando escrever qualquer coisa, a desinspiracão continuava. Decidi então comentar um vídeo partilhado no whatsap e encontrei-me nesta plataforma com outra pessoa amiga que comentou depois de mim. “Ove kupekela vali?”, perguntei, para saber porque desta pessoa estar já acordada àquela hora.
A resposta foi “ove wapassuka selo? (e você acordou cedo?), perdi o sono”. Então informei à pessoa que nem tinha conseguido dormir. “Estou desinspirado. Acordei para escrever, tive a ideia de uma crónica, a ideia ainda está, mas as palavras fugiram”.
Com tom cómico, a minha amizade escreveu “oh palavras voltem já” e com um “oxalá” fechei a conversa e fui outra vez para a cama. Desta vez, dormi qualquer coisa. Quando acordei, perto das 9h00, já o mundo consumia a notícia da sua partida.
O Omar Ndavoka, teu pupilo e amigo, lacrimejou abundantemente. O andebol está em pranto. Por tua culpa. Por tua culpa está difícil escrever, por tua culpa as palavras foram embora. Está difícil derramá-las.
A culpa é tua por teres atingido a estatura de homem nobre. Fizeste esta envergadura humana ao cultivares, ensinares a humildade, a verdade e o trabalho.
Não embirravas com a hipocrisia dos “amigos”, criticavas com um sorriso! Não eras de murmurar, tinhas uma frontalidade exemplar, mas, mais que tudo foste um vencedor. Daquela estirpe que raras vezes aparecem neste mundo.
Lutaste. Sei que sim, testemunhei a tua luta. Acabavas os anos todos com uma batalha vencida nesta luta. Sempre, que cortavas a meta da São Silvestre, era uma etapa vencida.Ah! Sei mesmo que está a doer. Por tua culpa, não há abundância de palavras para derramar. Por tua culpa, deixou de viver entre nós uma das melhores pessoas do mundo.Eterno amigo, Jerónimo Miguel Neto! Até um dia!
Silva Cacuti, Em Copenhaga

Últimas Opinies

  • 19 de Setembro, 2019

    Capitalizar os Capitas

    Está na baila o que adjectivo por “Caso Capita”, que até onde sei envolve a direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, o agente do jogador, a Federação Angolana de Futebol e a família de sangue do referido atleta, que até prova em contrário, ainda está vinculado ao clube militar, que o inscreveu para a presente época futebolística.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    Sinto-me bem na província da Lunda-Norte. As pessoas têm sido fantásticas comigo, em todos os aspectos. Têm-me apoiado bastante e, naturalmente, os jogadores, direcção e todos os membros do clube.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Pensamento de Drogba

    Considerando que a vida é feita de sonhos e ambições, é de todo legítimo o pensamento do antigo internacional costa-marfinense Didier Drogba, em traçar como meta das suas ambições, enquanto homem do futebol, a presidência da Federação Costa-marfinense de Futebol.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    O lado difcil do marketing desportivo

    "Do jeito que vocês estão a trabalhar, o marketing desportivo em Angola, muito abaixo da linha da cintura, creio que este é o pior momento possível para se apostar no sector”, desabafou um especialista brasileiro, numa conversa mantida recentemente em ambiente reservado, com um pequeno grupo de jovens empreendedores, que "sonham" fazer grandes negócios através do marketing desportivo.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    O Sagrada é um clube com carisma, mística e sente-se isso na província, quer no dia-a-dia com os adeptos, quer no contacto com as pessoas.

    Ler mais »

Ver todas »