Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Por tua culpa Joj

17 de Janeiro, 2019
Às 4h50, quando me levantei, pela terceira vez, tentando escrever qualquer coisa, a desinspiracão continuava. Decidi então comentar um vídeo partilhado no whatsap e encontrei-me nesta plataforma com outra pessoa amiga que comentou depois de mim. “Ove kupekela vali?”, perguntei, para saber porque desta pessoa estar já acordada àquela hora.
A resposta foi “ove wapassuka selo? (e você acordou cedo?), perdi o sono”. Então informei à pessoa que nem tinha conseguido dormir. “Estou desinspirado. Acordei para escrever, tive a ideia de uma crónica, a ideia ainda está, mas as palavras fugiram”.
Com tom cómico, a minha amizade escreveu “oh palavras voltem já” e com um “oxalá” fechei a conversa e fui outra vez para a cama. Desta vez, dormi qualquer coisa. Quando acordei, perto das 9h00, já o mundo consumia a notícia da sua partida.
O Omar Ndavoka, teu pupilo e amigo, lacrimejou abundantemente. O andebol está em pranto. Por tua culpa. Por tua culpa está difícil escrever, por tua culpa as palavras foram embora. Está difícil derramá-las.
A culpa é tua por teres atingido a estatura de homem nobre. Fizeste esta envergadura humana ao cultivares, ensinares a humildade, a verdade e o trabalho.
Não embirravas com a hipocrisia dos “amigos”, criticavas com um sorriso! Não eras de murmurar, tinhas uma frontalidade exemplar, mas, mais que tudo foste um vencedor. Daquela estirpe que raras vezes aparecem neste mundo.
Lutaste. Sei que sim, testemunhei a tua luta. Acabavas os anos todos com uma batalha vencida nesta luta. Sempre, que cortavas a meta da São Silvestre, era uma etapa vencida.Ah! Sei mesmo que está a doer. Por tua culpa, não há abundância de palavras para derramar. Por tua culpa, deixou de viver entre nós uma das melhores pessoas do mundo.Eterno amigo, Jerónimo Miguel Neto! Até um dia!
Silva Cacuti, Em Copenhaga

Últimas Opinies

  • 20 de Janeiro, 2020

    Deixem a Marximina regressar

    Olhei para o tempo que já passou desde a suspensão da árbitra Marximina Bernardo, acabou penalizada pela Federação Angolana de Futebol (FAF), sobretudo porque, em minha opinião, este órgão hesita em não condescender exagerada decisão que então tomou, quando para “homens do apito” as punições quase que sabem a flores.

    Ler mais »

  • 20 de Janeiro, 2020

    Cartas dos Leitores

    O orçamento não varia muito dos anos anteriores. Podemos dizer que é ligeiramente superior a dois milhões de dólares por ano. Este é o valor que temos consagrado para o Sagrada Esperança.

    Ler mais »

  • 20 de Janeiro, 2020

    Regatas para Tquio

    Marcado por aceso despique, o Campeonato Africano de Vela nas classes 420 e 470, realizado de 13 a 18 do corrente mês na Contra-Costa da Ilha do Cabo, em Luanda, confirmou mais uma qualificação de Angola à maior montra desportiva do globo.

    Ler mais »

  • 18 de Janeiro, 2020

    Welwitschias voltam a dar o ar da sua graa

    Depois da “travessia do deserto” por que passou nos últimos tempos, obrigando a ficar inactiva, a Selecção Nacional de Futebol feminina pode testemunhar um novo ciclo no ano que dá ainda os seus primeiros passos.

    Ler mais »

  • 18 de Janeiro, 2020

    Futebol feminino busca resgate da mstica

    Já houve tempos que o futebol feminino era de facto uma festa cá entre nós, pois inflamava paixões e, de facto arrastava multidões.

    Ler mais »

Ver todas »