Opinião
Por tua culpa Jojó
17 de Janeiro, 2019
Às 4h50, quando me levantei, pela terceira vez, tentando escrever qualquer coisa, a desinspiracão continuava. Decidi então comentar um vídeo partilhado no whatsap e encontrei-me nesta plataforma com outra pessoa amiga que comentou depois de mim. “Ove kupekela vali?”, perguntei, para saber porque desta pessoa estar já acordada àquela hora.
A resposta foi “ove wapassuka selo? (e você acordou cedo?), perdi o sono”. Então informei à pessoa que nem tinha conseguido dormir. “Estou desinspirado. Acordei para escrever, tive a ideia de uma crónica, a ideia ainda está, mas as palavras fugiram”.
Com tom cómico, a minha amizade escreveu “oh palavras voltem já” e com um “oxalá” fechei a conversa e fui outra vez para a cama. Desta vez, dormi qualquer coisa. Quando acordei, perto das 9h00, já o mundo consumia a notícia da sua partida.
O Omar Ndavoka, teu pupilo e amigo, lacrimejou abundantemente. O andebol está em pranto. Por tua culpa. Por tua culpa está difícil escrever, por tua culpa as palavras foram embora. Está difícil derramá-las.
A culpa é tua por teres atingido a estatura de homem nobre. Fizeste esta envergadura humana ao cultivares, ensinares a humildade, a verdade e o trabalho.
Não embirravas com a hipocrisia dos “amigos”, criticavas com um sorriso! Não eras de murmurar, tinhas uma frontalidade exemplar, mas, mais que tudo foste um vencedor. Daquela estirpe que raras vezes aparecem neste mundo.
Lutaste. Sei que sim, testemunhei a tua luta. Acabavas os anos todos com uma batalha vencida nesta luta. Sempre, que cortavas a meta da São Silvestre, era uma etapa vencida.Ah! Sei mesmo que está a doer. Por tua culpa, não há abundância de palavras para derramar. Por tua culpa, deixou de viver entre nós uma das melhores pessoas do mundo.Eterno amigo, Jerónimo Miguel Neto! Até um dia!
Silva Cacuti, Em Copenhaga
Últimas Opiniões
-
19 de Março, 2020
O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.
-
17 de Março, 2020
Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.
-
17 de Março, 2020
A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.
-
14 de Março, 2020
Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.
-
14 de Março, 2020
Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos