Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Recuperar a identidade

17 de Dezembro, 2018
O basquetebol, quem diria, deve merecer todas as atenções dos debates mediáticos e outros. De hoje até que se recupera a nossa identidade. Regressemos à filosofia que nos fez gigantes do continente. Seguramente não foi o dinheiro, que não tínhamos na altura em que tudo começou. Temos dito que na prática tínhamos um pavilhão (o da Cidadela), e apenas com ele, formou-se a nata de atletas que dominaram o continente por duas décadas aproximadamente. Foi conhecimento que nos tornou na potência que somos. Foi a formação de qualidade que nos permitiu conquistar todos os títulos que a FAB reuni na sua galeria. A partir de 1999-2000 começamos a colocar em causa esta filosofia, partimos para uma política de inflação do mercado, nacionalizamos, até chegarmos ao ponto de não termos um base à altura dos super-campeões africanos.
Logo, na posição um. Lugar em que sempre tivemos de sobra atletas, muitos dos quais nunca chegaram à selecção porque não havia espaço. Não gostaria de distribuir culpas, mas é preciso chamar os responsáveis pelos seus nomes. Sabe-se que no futebol foram o Kabuscorp do Palanca e o Libolo os arquitectos da inflação do mercado, do menosprezo da formação. Assim foi no basquetebol.
O 1 de Agosto, o tal clube que formou Jean Jacques, Herlânder, Paulo Macedo e outras estrelas do basquetebol nacional, iniciou o processo de inflação do mercado, seguiu-se o Libolo, tendo atingido o pico com a contratação do Olímpio Cipriano. É chegado pois o momento de o 1º de Agosto fazer o processo inverso. Devolver ao basquetebol o que nos caracteriza, nos fez os melhores do continente. Formar, colocando os melhores treinadores nos escalões de formação, tal como tem feito com o futebol, o que a nação agradece vivamente. Só o 1º de Agosto? Não, os outros têm o mesmo dever moral.
Fala-se do 1º de Agosto por ser o maior clube do País, aquele que despoletou o processo que resultou na inflação do mercado mas também por reunir, quanto a mim, o melhor gestor. Dir-me-ão alguns. Talvez seja o que tem mais dinheiro. Eu reitero.
O que tem melhor dirigente. Olhem para o Petro teve tanto dinheiro o que fez? O Libolo, o Kabuscorp do Palanca ou o Interclube. Não basta o dinheiro.
É preciso ter um vocacionado.
Teixeira Cândido

Últimas Opinies

  • 19 de Setembro, 2019

    Capitalizar os Capitas

    Está na baila o que adjectivo por “Caso Capita”, que até onde sei envolve a direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, o agente do jogador, a Federação Angolana de Futebol e a família de sangue do referido atleta, que até prova em contrário, ainda está vinculado ao clube militar, que o inscreveu para a presente época futebolística.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    Sinto-me bem na província da Lunda-Norte. As pessoas têm sido fantásticas comigo, em todos os aspectos. Têm-me apoiado bastante e, naturalmente, os jogadores, direcção e todos os membros do clube.

    Ler mais »

  • 19 de Setembro, 2019

    Pensamento de Drogba

    Considerando que a vida é feita de sonhos e ambições, é de todo legítimo o pensamento do antigo internacional costa-marfinense Didier Drogba, em traçar como meta das suas ambições, enquanto homem do futebol, a presidência da Federação Costa-marfinense de Futebol.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    O lado difcil do marketing desportivo

    "Do jeito que vocês estão a trabalhar, o marketing desportivo em Angola, muito abaixo da linha da cintura, creio que este é o pior momento possível para se apostar no sector”, desabafou um especialista brasileiro, numa conversa mantida recentemente em ambiente reservado, com um pequeno grupo de jovens empreendedores, que "sonham" fazer grandes negócios através do marketing desportivo.

    Ler mais »

  • 16 de Setembro, 2019

    Cartas dos Leitores

    O Sagrada é um clube com carisma, mística e sente-se isso na província, quer no dia-a-dia com os adeptos, quer no contacto com as pessoas.

    Ler mais »

Ver todas »