Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio
por Antonio Flix

Sem Bianchi ver para crer

21 de Novembro, 2017
1. O técnico hispano -brasileiro, Beto Bianchi, que orientava, simultaneamente, o Petro de Luanda e a Selecção Nacional de Futebol (Palancas Negras), embora tenha logrado a qualificação à fase final do CHAN, parece que abriu \"fogo cruzado\"no país contra muitos agentes do desporto -rei, depois destes, antes e depois, tomarem conhecimento da sua saída da equipa nacional.
2. Quando a selecção carimbou a qualificação para o CHAN, Beto Bianchi reclamou o facto de alguns treinadores e dirigentes, que punham em causa a sua dupla condição de treinador , na formação petrolífera e no combinado nacional, e considerava tais atitudes contra si, de...\"não muito humanas\".
3. Por exemplo, o facto de um dia ter sido considerado \"tolo\" por assumir os comandos do Petro e da Selecção Nacional, agitou ainda mais Beto Bianchi que não se coibiu de qualificar o insulto como um gesto que aponta(va) para a xenofobia.
4.Na devida altura, até a Associação de Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA), no meio da polémica saiu a terreiro, a denunciar o que considerou uma \"profunda tristeza e estupefacção\" as posições de Roberto Bianchi. Negava as \"queixas\" do treinador de que pretensamente existia \"um certo racismo\" da parte de alguns treinadores angolanos.
5. A ATEFA considerou que inexistiam razões ou fundamentos nas reclamações de Beto Bianchi e que pelo contrário é este que só por ter qualificado os Palancas Negras ao CHAN, dá(va)-se ao luxo de atropelar regras básicas da planificação do treino, que desaconselhavam a observância de longas e constantes paragens do Girabola ZAP.
6. Por esta razão, a ATEFA também apelou ao seleccionador a adoptar uma postura e atitude conciliadoras, a evitar o desperdício de energias com discussões que não agregava valor à exigente tarefa de comandar o onze nacional.
7. Bianchi Bianchi, por seu lado, frisou que estava a cumprir com o seu trabalho e pedia que as pessoas o compreendessem. A verdade, porém, é que o treinador veio a revelar a sua irreverência no jogo com o 1º de Agosto, em que foi expulso do campo e castigado por 30 dias de suspensão e dois mil dólares de multa.
8.O hispano - brasileiro reagiu: considerou que não fez nada para merecer a expulsão e a multa e garantiu não estar satisfeito com o sucedido, apesar das imagens da televisão filmarem e mostrarem os gestos que fazia insultuosamente contra a arbitragem, formada pelo juiz António Caxala e os auxiliares Jerson dos Santos e Júlio Lemos.
9. Apesar de tudo, garantiu que estaria firme, a dar o seu melhor em prol da selecção, ou mesmo noutros lugares, onde fosse chamado a dar a sua contribuição.
10. Eu julgo que na altura o treinador não previa que lhe fosse aplicada a sanção pela Federação Angolana de Futebol. Como se sabe, esta instituição não vacilou e quando faltava seis jornadas para o fim do Girabola2017 Beto Bianchi foi suspenso por 30 dias e ainda com uma multa equivalente a dois mil dólares. Isto, certamente, doeu ao treinador e ao Petro de Luanda.
11.Posteriormente, o treinador prometeu em declarações proferidas em conferência de imprensa, que apesar de admitir estar numa missão difícil de cumprir, estava cansado das constantes expulsões, e, por isso, assegurou que preferia manter-se calado.
12.Estava visto que Beto Bianchi não seria escravo das suas palavras, segundo as quais, mesmo diante de críticas e castigos... continuaris à frente dos Palancas Negras, com a missão de obter bons resultados na fase final do CHAN.
13.Hoje já se conhece, d o sorteio, com quem Angola joga na fase de grupos. E, pergunto: esta nossa selecção, que ainda carece de mais marcadores \"natos\" ,vai conseguir sem Beto Bianchi dar conta do recado? A Federação Angolana de Futebol confia no trabalho do treinador rendê-lo?
14.Pelo menos, Beto Bianchi dizia que para a campanha da fase final do CHAN, e depois na corrida ao CAN de 2019 nos Camarões...estaria atento e que confiadamente trabalharia forte, para que tivesse uma selecção mais concretizadora.
Eu acho que quem o render tem de requerer a sua base de dados, para fazer bons resultados à frente dos Palancas Negras.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »