Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

espera da largada

30 de Dezembro, 2013
A preparação da 58ª edição da corrida de São Silvestre de Luanda ganhou ontem um novo impulso, depois da organização ter realizado a última vistoria ao percurso de dez quilómetros da prova, que sai à rua amanhã à tarde, a partir das 17h30.

Do que foi avaliado, a conclusão é de que as condições estão criadas para a disputa da tradicional corrida pedestre de fim de ano.No programa “Clube Angola”, da Rádio Cinco, da passada quinta-feira, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Carlos Rosa, e o director da prova, Adriano Nunes, fizeram o balanço do que tinha sido feito até àquela altura e tudo indicava que, com uma ou outra aresta a limar, a organização caminhava sem sobressaltos.

A realização da pré-São Silvestre há duas semanas foi mais um teste feito pela federação para avaliar o estado de preparação da máquina organizativa. Na ocasião, embora o balanço fosse positivo, constatou-se o que havia ainda por fazer para deixar tudo pronto.

De lá para cá, trabalhou-se em todas as vertentes para que, amanhã, se possa realizar mais uma edição da São Silvestre de Luanda.Carlos Rosa assegurou que a federação que dirige trabalha nos últimos três anos com alguma antecedência para melhorar, a cada edição, os aspectos organizativos, de modo a poder mobilizar mais patrocinadores e, em função disso, melhorar igualmente os prémios da prova, fazendo com que mais corredores internacionais se sintam atraídos por uma corrida, que é já uma referência a nível internacional.

Para o efeito, referiu as inovações técnicas introduzidas este ano, contando a corrida com um o carro-relógio e o acréscimo de dois tapetes de cronometragem para melhor controlo do tempo e das marcas de todos os participantes.Por seu lado, o director da prova realçou a colaboração permanente das autoridades do Governo da Província de Luanda, que estiveram sempre disponíveis para ajudar em tudo, o que tornou possível ultrapassar várias dificuldades que estavam a emperrar o andamento dos trabalhos.

A organização também esteve empenhada, neste período de preparação, na criação de condições para a realização com êxito do Meeting Internacional de Luanda, que acontece no dia a seguir à corrida de fim de ano. Neste particular, espera-se, tão-somente, que tenha lugar a São Silvestre para se encontrarem os concorrentes que vão fazer parte desta prova.

Um único senão que se pode levantar do ponto de vista organizativo é, talvez, a questão dos prémios, cujos critérios devem ser revistos para que se faça uma melhor distribuição destes pelas várias categorias. Referimo-nos, em especial, aos atletas ou pessoas deficientes que, fazendo o mesmo percurso, têm prémios muito inferiores aos atletas e corredores normais.

Ainda assim, de um modo geral, pode dizer-se que as condições estão criadas para que amanhã a corrida saia à rua sem quaisquer sobressaltos e empolgue os mais de mil corredores inscritos, entre nacionais e estrangeiros, que vão bater-se pelo prémio maior de um milhão e meio de kwanzas, para os masculinos, e um milhão para os femininos. É caso para dizer que se espera apenas o tiro de largada.

Últimas Opinies

  • 18 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Temos de nos preparar bem para o jogo que será decisivo e estou convicto que iremos fazer este trabalho em conjunto, não temos muito tempo, agurada-nos um trabalho sério contra uma selecção que perdeu todas as partidas.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    L se foi o sonho...

    O Petro de Luanda, até ontem o único sobrevivente angolano nas Afrotaças, não conseguiu evitar a derrota frente ao Gor Mahia FC do Quénia, em Nairobi, num jogo em que estava “condenado” a não desperdiçar, na totalidade, os pontos em discussão.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    Os estreantes e o ritual de integrao

    Igor Vetokele regressa aos Palancas Negras, depois de muito tempo.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Eu já vi três vezes o jogo, muito sinceramente deu para ver alguma coisa na atitude e reacção de certos jogadores.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Operao Botswana

    A Selecção Nacional de futebol em honras concentra-se amanhã, a noite, tendo em vista a derradeira jornada do Grupo I da campanha para o Campeonato Africanos das Nações deste ano, a decorrer entre 21 de Junho e 19 de Julho no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »