Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

A festa africana

11 de Janeiro, 2014
Com o pontapé de saída marcado para esta noite, no jogo inaugural entre a anfitriã África do Sul e a estreante selecção de Moçambique, na Cidade do Cabo, voltamos ao momento das apostas e dos prognósticos, dos gritos e dos choros, das alegrias e das amarguras, enfim, da adrenalina e da magia, que só o desporto das multidões proporciona.

Os Bafana Bafana e os Mambas abrem a competição que vai rolar durante três semanas. Ou seja, de hoje até ao próximo dia 1 de Fevereiro, em três cidades, Cabo, Bloefonteim e Polokwane. Com o jogo inaugural, começa a corrida das 16 selecções em busca da consagração para substituir a Tunísia, ausente desta edição.

Apesar da ausência das principais selecções africanas, a prova nem por isso tende a perder em termos de competitividade, pelo que a batalha pela disputa do ceptro continua a ser renhida e a ter o mesmo despique. A Nigéria, Mali, Burkina Faso e Marrocos, sem excluir a anfitriã, podem entrar nas contas dos potenciais candidatos a destronar a Tunísia.

Em relação àquilo que pode ser a participação de Moçambique, em representação da comunidade lusófona, espera-se que consiga fazer uma prova acima dos valores medianos, pese embora tratar-se da sua primeira presença e estar inserido num grupo aparentemente forte. Depois da ausência nos últimos CAN, aos Mambas nada resta senão tentar fazer história neste CHAN, procurando chegar numa primeira etapa aos quartos-de-final e depois esperar e ver como as coisas se arranjam lá mais para frente.

Angola, vice-campeã da edição passada, perfila-se na lista das selecções ausentes. Portanto, a bandeira rubro-negra não se faz presente na competição. Mas ainda assim, esta particularidade não retira as nossas atenções da competição, pois lá estão outras selecções com futebol de toque hábil, cuja evolução vale sempre a pena acompanhar e aplaudir.

Últimas Opinies

  • 17 de Agosto, 2019

    Girabola Zap periclitante

    A festa do futebol está de regresso. Com o retorno do Campeonato Nacional da I Divisão, vulgo Girabola Zap 2019/2020, a alegria do povo volta à ribalta e com ela a euforia, a competitividade.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    De volta a febre pelo futebol!...

    Para a alegria dos seus aficionados, está de regresso a maior festa futebol nacional, o Girabola Zap. Uma prova que inflama paixões e leva alegria para os vários estádios espalhados pelo país.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estamos mais preocupados com a integração dos novos atletas  e perceber qual o momento desportivo e a partir daqui,  entrar numa outra fase de desenvolvimento e novamente.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    Baptismo do Wiliete

    Depois da abertura ontem da 42ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, vulgo Girabola Zap, com o jogo Clube Desportivo da Huíla (CDH) - FC Bravos do Maquis.

    Ler mais »

  • 15 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Se até agora estivéssemos com as estratégias todas consolidadas, com os atletas em boa forma física e excelente dinâmica, podia também nalguns casos.

    Ler mais »

Ver todas »