Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

A vez das infra-estruturas

08 de Outubro, 2014
O desenvolvimento desportivo do país tem sido acompanhado pelo crescimento das infra-estruturas nos mais diversos cantos de Angola, porque, só com um parque desportivo à medida do nosso crescimento, é que poderemos pensar em resultados mais altos, desde o futebol à ginástica.

O esforço do Governo tem sido grande, com a alocação em tempo oportuno das verbas necessárias para que nas cidades e em outros locais surjam recintos que sirvam a juventude e o desporto.

Foi assim com os pavilhões multiusos que deram suporte aos campeonatos africanos de andebol e de basquetebol, tal como aconteceu, também, com a realização do primeiro CAN no país e do Mundial de Hóquei em Patins.

Contudo, nem sempre a gestão e o uso destes empreendimentos é bem clarificada. Sem uma gestão moderna destas infra-estruturas, em que se inclui a sua manutenção regular, e não servindo os fins para que são concebidos, pavilhões, estádios, enfim, as infra-estruturas que temos tornam-se amorfas, com o risco, grande, de se degradarem muito antes do seu tempo útil de vida.

Atento a esta questão, o Executivo, na voz do titular do Ministério da Juventude e Desportos, anunciou a realização, no próximo mês de Novembro, de um encontro nacional sobre a gestão, manutenção e uso das infra-estruturas desportivas a nível de todo país.

Uma reunião alargada com a presença de perito e manutenção de espaços desportivos com o fito de se encontrar os melhores caminhos para a melhor rentabilização dos imóveis que o país tem e que devem servir o desporto. “Vamos muito brevemente fazer uma grande discussão a nível nacional sobre a gestão, manutenção e uso das infra-estruturas desportivas a nível de todo país.

Vamos fazer uma grande reunião para definirmos e depois propor ao Estado uma política de gestão das infra-estruturas desportivas sobretudo as públicas porque apesar de serem privadas dos clubes, estamos preocupados também com elas no sentido de que quando melhor forem geridas também melhor se realiza o desporto, melhor também é o resultado.

Por isso, esta grande reunião será com a participação de gestores de infra-estruturas quer publica e privados, uma vez que vamos querer ouvir a sua contribuição e ideias”. Palavras do ministro Muandumba que reflectem a preocupação do Executivo em relação a estas questões, ao contrário do apregoado algumas vezes, que apontam um certo adormecimento das estruturas governativas em relação à problemática das infra-estruturas desportivas.

Ao contrário do período pré-independência, em que se contavam os empreendimentos desportivos para servirem a juventude e os desportistas nacionais, hoje o cenário é outro, e o país pode orgulhar-se de ter um parque desportivo como um dos melhores do continente, construído, maioritariamente, neste período que compreende os anos de Paz que tem. É obra.

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »