Opinião
Angola está no Egipto
23 de Março, 2019
O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto. A qualificação revelou-se um facto, após vitória, ontem, em Francistown, sobre o Botswana, na partida da derradeira jornada do torneio.
Vasiljevic e pupilos cumpriram, com rigor, o que era a sua obrigação, pois, seria uma desfeita se não um balde água fria sobre os angolanos, caso cedessem ao fracasso. Na véspera, todas as equações matemáticas atribuíam favoritismo à equipa angolana, que dependia, apenas, de uma vitória para carimbar o passe para o CAN\'2019.
Diga-se, que os jogadores souberam corresponder, em toda a linha, aquilo que corresponde aos anseios do povo e do país, que desde a África do Sul 2013, duas edições, portanto, não estava presente na maior montra do futebol africano. Foram determinantes, ousados e mais do que isso verdadeiros \"operários da bola\", desferiram um safanão, à onda de crises que perseguiam o país.
Um fracasso, pela forma como estava esquematizado o quadro classificativo das quatro integrantes do grupo, podia revelar-se de uma incompetência incomparável, com a virtude de acentuar mais ainda o fosso já existente , que divide nos últimos tempos o público e a selecção, devido a estar mais propensa a resultados ruins, para não dizer vulnerável em todas as situações competitivas.
Angola inteira está agradecida, espera que a bravura demonstrada não se resuma à fase de qualificação, que venha a ser a mesma no campeonato em que Angola não tem sido bem sucedida. Nas sete participações anteriores, apenas em duas, nomeadamente, no Ghana\'2008 e Angola\'2010 logrou chegar aos quartos -de -final. Nas outras, não transpôs a fase de grupos.
Claro está que neste quesito, mais responsabilidades cabe à Federação Angolana de Futebol, a quem compete criar condições de trabalho ideiais, para um compromisso de suma importância como é a fase final do Campeonato Africano das Nações. Ao menos, deu para ver, que da parte da rapaziada e da equipa técnica, há vontade e determinação para fazer mais e melhor.
Portanto, será uma questão de juntar o útil ao agradável, o resto vem por tabela. Também é importante que em eventos do género, surja sempre a necessidade de mostrar o que foi por nós superado, que a nossa qualificação não foi acidental, mas consequência de mais maturidade evidenciada no terreno de jogo.
De resto, o país está agradecido pelo desempenho que teve a equipa, até à qualificação. Claro que nem tudo foram rosas, momentos houve em que se receou o fracasso, e outros que pareciam devolver alguma esperança. Felizmente, tudo terminou à contento, e futebolisticamente Angola é hoje falada pelas boas razões. É isto, que aumenta o ego do cidadão, que vê na selecção do seu país um símbolo de orgulho. Estamos no Egipto...

Últimas Opiniões
-
19 de Março, 2020
O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.
-
17 de Março, 2020
Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.
-
17 de Março, 2020
A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.
-
14 de Março, 2020
Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.
-
14 de Março, 2020
Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos