Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Autnticas finais

04 de Julho, 2014
As selecções apuradas para os quartos-de-final começam a partir de hoje a fazer a contagem regressiva para o desfecho do Campeonato do Mundo. Apenas uma das que chegaram a esta fase vai poder, no final, erguer o troféu que a vai definir como a nova campeã, em substituição da Espanha, a ainda detentora do título.

As oito selecções que transitaram para a penúltima fase da prova têm, somente, mais três jogos pela frente. Um, referente aos quartos-de-final, outro, às meias-finais, e um último, à final. Mas desde a fase anterior, os oitavos-de-final, todos os jogos são vistos como autênticas finais pelas equipas que seguem em frente a cada etapa.

Depois de um total de 32 que começaram a disputa do Campeonato do Mundo, agora restam apenas oito, tendo sido já eliminadas 24 selecções que estavam em representação de todos os continentes do mundo. Nesta altura, há um equilíbrio entre as selecções da Europa e da América (Sul e Central), com quatro cada.

Com os europeus em vantagem no que tange a conquista de títulos (dez-nove), os americanos, mais concretamente os do Sul, têm largas hipóteses de igualar esta ligeira diferença, embora hoje ambos os continentes fiquem reduzidos com três selecções cada, depois dos jogos Brasil-Colômbia e França-Alemanha.

Tal como revelaram as partidas dos oitavos-de-final, qualquer uma das oito selecções que atingiram esta fase do campeonato têm ainda, pela frente, uma dura caminhada, mesmo a faltarem poucos quilómetros para a meta. Todas elas são de elevada qualidade técnica e de uma grande capacidade competitiva, estando habilitadas a discutirem em campo o título desta edição do Mundial.

Brasil, Colômbia e Argentina (pela América do Sul), Costa Rica (pela América Central), Holanda, Alemanha, Bélgica e França (pela Europa) são os países que estão na disputa. Mas a partir de hoje este número começa a diminuir, ficando reduzido a apenas quatro até amanhã, depois da conclusão dos dois últimos jogos dos quartos-de-final. A incógnita é saber quais as quatro selecções que avançam e quais as restantes que ficam pelo caminho.

Ninguém parte com favoritismo absoluto nestes confrontos dos quartos-de-final que começam hoje. Nem mesmo o Brasil que joga na condição de anfitrião tem o passe garantido para a próxima fase. Basta lembrar que para atingir a antepenúltima a selecção da casa teve de fazer recurso à marcação de grandes penalidades para se apurar ante um Chile que foi um osso duro de roer.

Portanto, de hoje até ao desfecho vão ser dias de autênticas finais para qualquer uma das oito selecções que estão presentes nos quartos-de-final deste Campeonato do Mundo, que tem o seu epílogo agendado para o próximo dia 13 no mítico Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

Últimas Opinies

  • 18 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Temos de nos preparar bem para o jogo que será decisivo e estou convicto que iremos fazer este trabalho em conjunto, não temos muito tempo, agurada-nos um trabalho sério contra uma selecção que perdeu todas as partidas.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    L se foi o sonho...

    O Petro de Luanda, até ontem o único sobrevivente angolano nas Afrotaças, não conseguiu evitar a derrota frente ao Gor Mahia FC do Quénia, em Nairobi, num jogo em que estava “condenado” a não desperdiçar, na totalidade, os pontos em discussão.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    Os estreantes e o ritual de integrao

    Igor Vetokele regressa aos Palancas Negras, depois de muito tempo.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Eu já vi três vezes o jogo, muito sinceramente deu para ver alguma coisa na atitude e reacção de certos jogadores.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Operao Botswana

    A Selecção Nacional de futebol em honras concentra-se amanhã, a noite, tendo em vista a derradeira jornada do Grupo I da campanha para o Campeonato Africanos das Nações deste ano, a decorrer entre 21 de Junho e 19 de Julho no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »