Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Chegou o Girabola

21 de Fevereiro, 2014
Na verdade, constitui sempre motivo de alegria quando a bola volta a rolar eas pessoas retomam os caminhos dos estádios de futebol. Em época da globalização, em que o Mundo se transformou numa pequena aldeia, já ninguém morre por “fome de bola”.

As ligas internacionais aí estão para ocupar o nosso tempo, com futebol alegre e vistoso, mais competitivo e espectacular. Mas, ainda assim, não perdemos a cultura de valorizar o que é nosso. E o Girabola é a sua maior manifestação desportiva.

Há, por tudo isso, razão de sobra para a onda de alegria que domina os amantes de futebol. A ansiedade dos jogadores que esperam dar nas vistas não deve ficar fora das equações. Os técnicos, dirigentes, árbitros, roupeiros e outros intervenientes dão largas à alegria, porque o futebol é festa e nela todos procuram caber.

Durante cerca de nove meses, aqui vamos estar para ver e aplaudir os melhores momentos, os melhores jogos, os melhores “artistas”. Esperamos, à partida, que haja muita disputa pelos lugares cimeiros e acima de tudo muita qualidade futebolística. Aliás, o elevado número de equipas candidatas ao título promete isso mesmo, olhando para o investimento feito na preparação pré-época.

Isto pressupõe, realmente, que há uma grande aposta da parte destas em procurar superar as classificações da temporada passada, no caso daquelas que se quedaram do segundo lugar para baixo. No caso do campeão, o objectivo é único, a revalidação do título, devendo aguentar a concorrência de outras equipas que aspiram ao mesmo objectivo.

Vamos aguardar que assim seja. Vamos também aguardar que o campeonato traga novidades. Isto é, consagre novos ídolos. As novidades dão sempre outra pitada de alegria a qualquer espectáculo, como foi o caso do Desportivo da Huila na edição passada.

Enfim, vamos acreditar no potencial das equipas intervenientes na prova, na esperança de que elas saibam dignificá-la, com futebol de qualidade. Afinal é disto que o povo gosta e espera, é isto que deixa o povo na expectativa de assistir a um bom campeonato.

Últimas Opinies

  • 18 de Agosto, 2018

    Cartas dos Leitores

    Foi uma vitória muito importante para nós, mas também muito suada e muito difícil, diante do Domant que apareceu bem. Dou os parabéns a eles e aos nossos jogadores.

    Ler mais »

  • 18 de Agosto, 2018

    Fora campeo!

    O 1º de Agosto volta entrar em cena hoje nas Afrotaças. Os ainda campeões em título do Girabola Zap, estão na Tunísia, onde terão uma tarefa colossal, diante do Étoile du Sahel.

    Ler mais »

  • 18 de Agosto, 2018

    Recuo de Manuel Silva!

    A honestidade é, seguramente, uma das virtudes que um ser humano deve preservar, independentemente das circunstâncias que a própria vida às vezes nos coloca.

    Ler mais »

  • 16 de Agosto, 2018

    O legado de Pepino

    O pais contínua em pranto pela morte de Alberto da Silva ( Pepino ), ocorrida na passado dia 12 do corrente em Benguela, sua cidade natal. Pepino, foi, sem margens para dúvidas, um dos maiores, se não mesmo o maior desportista Angolano dos últimos 100 anos!

    Ler mais »

  • 16 de Agosto, 2018

    O futebol faz diplomacia

    A minha primeira viagem para Europa foi dentro da casa, onde vivia com os meus pais no município do Cazenga. Através das vozes sonantes de Arlindo Macedo, Zeca Martins e Vaz Kinguri, vindas de quatro colunas de uma estação radiofónica chamada de 5. O grande programa "Fora de Campo" da Rádio Eclésia e as manhas desportivas da Rádio 5, davam-me uma graduação universitária em geopolítica. 

    Ler mais »

Ver todas »