Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Cidades do hquei

24 de Agosto, 2013
Quem andar por Luanda e Namibe verá que os seus governos desenvolvem esforços no sentido de emprestar outro rosto às suas cidades. Há, na verdade, toda a necessidade de melhorar em tudo, por forma a que os que nos vierem visitar se sintam bem durante os dias de sua estadia.

O governo provincial do Namibe foi o primeiro a desencadear, através do comité local do Comissão organizadora da prova, uma estratégia de embelezamento à cidade. Edifícios recebem nova pintura, as ruas assim como os locais de interesse turístico conheceram um outro toque de embelezamento.

A campanha visa dar uma nova imagem à cidade capital da província da rara Welwitcha Mirabilis, de modo a criar encanto aqueles que ao país aportarem em Setembro próximo. Uns para apoiar as respectivas selecções, outros com outras incumbências relacionadas à vida desportiva.

Mas em Luanda está igualmente a ser desenvolvido um trabalho semelhante. Várias associações juvenis e religiosas dão corpo a campanhas de limpeza e embelezamento dos principais centros urbanos, desenvolvendo igualmente campanhas de sensibilização populacional no sentido de melhor cuidar os bens públicos.

À partida, sabe-se que campanhas do género só são possíveis envolvendo várias partes. Ou seja, empresas públicas e privadas, pessoas colectivas e singulares, igrejas etc, etc. É um compromisso que não deve ser tomado como responsabilidade única e exclusiva dos governos provinciais.

E mais do que uma simples campanha de embelezamento à cidade ou às cidades, esta campanha pode também ter um cunho publicitário ou de sensibilização populacional.

Pois, pese embora todo o trabalho de marketing que está a ser levado a cabo pela comissão de organização, muitas são as pessoas ainda desinformadas sobre o evento, capazes de despertar em função das transformações que forem assistindo nas suas cidades.

Os ganhos do Campeonato do mundo que o país acolhe, e o primeiro a disputar-se no continente africano, são muitos. Desengane-se, pois, quem pensa que estes se resumem aos pavilhões construídos de raiz ou. As nossas cidades também sairão a ganhar. Porque se todos nos preocuparmos com este aspecto, só estaremos a fazer as honras de casa, enquanto anfitriões e donos da festa…

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »