Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Clssico na Taa

05 de Junho, 2015
Quis o sorteio que duas das equipas que lutam pelo título do Girabola se encontrassem nos oitavos de final da Taça de Angola. Recreativo do Libolo e 1º de Agosto disputam o jogo de maior cartaz desta fase da segunda maior prova do futebol doméstico. Dado os objectivos das equipas, é fácil adivinhar que a partida, a ser disputada no próximo mês de Julho, promete muito.

O Recreativo do Libolo - 1º de Agosto ou vice-versa tornou-se há coisa de mais ou menos quatro/cinco anos num dos clássicos do futebol nacional, a par de outros envolvendo os grandes do futebol nacional. Não importa que o jogo seja em Luanda ou na vila de Calulo, a verdade que não há antes dos 90 minutos vencedores antecipados.

Este ano as duas equipas defrontaram-se já para o Girabola, em jogo referente à primeira jornada, disputada após algumas jornadas do campeonato, e o resultado não foi para além de um empate a um golo. Por aqui é possível ver o equilíbrio que reina nos jogos entre estes dois colossos.

O clássico vai assim voltar a movimentar multidões e despertar acesos debates, já que uma das equipas pode ver o sonho de fazer a dobradinha terminar mais cedo do que esperava. Quer uma, quer outra têm condições de levarem a disputa do título do Girabola até ao limite.

O campeão em título teve de esperar por nove jornadas para tomar de assalto a liderança do Girabola. Está, portanto, a apenas seis como líder da competição e tem de se aguentar por mais quinze para revalidar o título. Está a cumprir o seu papel e o facto de terminar a primeira volta à frente diz bem da sua grande ambição.
O seu adversário tem muito mais que se lhe diga. Começa o campeonato de forma desastrosa, com três derrotas consecutivas, o que o obrigou a ocupar por poucas jornadas a vexante condição de lanterna vermelha da prova, algo nada condizente com o seu estatuto e pergaminhos.

Mas desde que acertou o passo enceta uma recuperação fantástica, de tal sorte que hoje já ocupa a segunda posição da tabela e é a par do líder das equipas com mais vitórias conquistadas durante a primeira volta, estando ambas em igualdade de golos marcados e sofridos. Os números por si só atestam a performance competitiva dos dois emblemas.

A incógnita do resultado dá hoje lugar a certeza do equilíbrio que marca o encontro entre militares e libolenses. Nesta altura os prognósticos repartem-se, pois as duas equipas estão galvanizadas e a passar por um momento alto. Pena é que o Girabola vai parar perto de 40 dias e isso provavelmente vai se repercutir no estado físico e atlético dos jogadores de ambos os conjuntos.

Portanto, este sorteio acabou por ditar uma das finais antecipadas que se desenhavam para esta edição da Taça de Angola. Quem for eliminado terá de apostar em dobro no campeonato para salvaguardar a época.

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »