Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Contas do ttulo

28 de Agosto, 2017
Girabola está numa fase efervescente e nesta altura as contas do título podem restringir-se a duas ou três equipas, com o Recreativo do Libolo e o Kabuscorp do Palanca quase de fora, em termos realistas. A edição desta temporada também está renhida em relação à época transacta. Vimos uma equipa, Petro de Luanda, com mais apetência para o título na primeira volta e outra, 1º de Agosto, a revelar mais dificuldades, sem a caminhada regular.

O Petro de Luanda é a equipa que pode descolar e afastar-se dos fortes concorrentes, em que o 1º de Agosto surge como o mais renhido. Os dois jogos em atraso que os petrolíferos têm por disputar podem constituir-se numa mais-valia, pois, em caso de vitória, a formação do Catetão aumenta a sua vantagem.

E seis pontos numa altura em que o campeonato caminha para a sua recta final, ainda que haja 21 pontos em O disputa, pode ser uma vantagem considerável que os petrolíferos tudo farão para conservar. A turma de Beto Bianchi tem a experiência da competição passada, em que desperdiçou pontos que se determinaram fatais na recuperação que efectuou, atirando a toalha ao tapete na luta pelo título apenas a escassos metros da meta.

Um cenário nada agradável para os outros candidatos. O 1º de Agosto soçobrou aquando da paragem do Girabola, dado que não conseguiu uma eficácia de cem por cento nos jogos que disputou, quando o seu arqui-rival folgava e batia palmas pelos deslizes dos campeões nacionais.

Os militares sabem que nem tudo depende de si nas contas para título. Devem, apenas, fazer o seu trabalho de casa e seguir o único caminho que lhes resta que é vencer todos os jogos que têm por disputar e esperar por deslizes do rival. Como acontece sempre, no começo da competição muitos são os concorrentes que se assumem como candidatos, mas que acabam por claudicar com o decorrer das jornadas, por demérito próprio ou por mérito dos seus adversários.

A derrota do Kabuscorp do Palanca diante do Progresso na ronda passada pode ter afastado definitivamente a turma palanquina da carruagem das equipas que seguem em frente para o título, enquanto o Libolo, outro concorrente, teima em manter um certo fôlego para ir até ao fim. Para já, é dado adquirido que a próxima jornada vai decidir, de vez, o destino desta duas equipas, dado que estarão frente a frente no principal jogo da ronda, em Calulo, numa partida de multidões.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »