Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Despique na quadra

24 de Abril, 2015
Com o início da fase de qualificação, a principal competição doméstica de basquetebol do país entra numa das etapas cruciais. Com dois grupos constituídos, A e B, a competição vai focalizar as atenções para as equipas que lutam pelo título, cujo grupo é constituído pelo Recreativo do Libolo, campeão em título, 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA).

Para a “batalha”, libolenses e militares são os principais favoritos, mas à espreita de uma oportunidade parecem perfilar igualmente petrolíferos, polícias e aviadores. Qualquer uma tem o título na mira, mas só uma pode concretizar o objectivo. Quem será? Eis a incógnita. Bi-campeão nacional, o Recreativo do Libolo pretende continuar a coleccionar títulos.

A chegada do técnico Norberto Alves veio dar outra forma competitiva à equipa, que está muito mais agressiva e com um basquetebol mais maduro. A fase regular não foi famosa esta época, em virtude da onda de lesões, que afectou sobremaneira o plantel. Mas com quase todos os jogadores de regresso à forma desportiva, a equipa do Cuanza Sul já começou a manifestar sinais de vida e prova disso foi a recente conquista da Taça de Angola, depois de vencer na final o principal opositor, o 1º de Agosto.

Na qualidade de campeão, o Libolo vai entrar para esta fase disposto a reclamar o estatuto, até às últimas consequências.Para fazer frente ao campeão, apresenta-se na primeira linha o 1º de Agosto. Depois de uma fase regular quase irrepreensível, os militares pretendem elevar ainda mais os níveis, para poderem enfrentar um adversário que está em fase de recuperação e crescimento.

Por não ter sido possível arrebatar o título no ano passado, o 1º de Agosto vê aumentada a responsabilidade de correr atrás do prejuízo, para não ver esfumar-se mais um ano de esforço e de investimento. Paulo Macedo e pupilos têm consciência que a “batalha” não vai ser fácil, mas prometem tudo fazer para não voltarem a cair aos pés dos adversários da vila de Calulo, apontado como cabeça de cartaz para a fase derradeira.

A fase regular mostrou um 1º de Agosto com muitas soluções e capaz de justificar o estatuto de campeão dos campeões do basquetebol nacional e africano. Um outro candidato é o Petro de Luanda, embora tenha entrado para a prova sem assumir a condição de levar o troféu para a sua galeria.

Há três anos à frente dos petrolíferos, o técnico Lazare Adingono cumpre este ano provavelmente a última época e vai apesar de tudo dar luta para tentar chegar ao sonho do título nacional, após ter conseguido o feito na Taça de Angola.O Interclube e o Atlético Sport Aviação apesar de constarem do pelotão de candidatos têm poucas hipóteses de alcançar o desiderato do título, por estarem alguns furos abaixo dos principais concorrentes.

Últimas Opinies

  • 17 de Agosto, 2019

    Girabola Zap periclitante

    A festa do futebol está de regresso. Com o retorno do Campeonato Nacional da I Divisão, vulgo Girabola Zap 2019/2020, a alegria do povo volta à ribalta e com ela a euforia, a competitividade.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    De volta a febre pelo futebol!...

    Para a alegria dos seus aficionados, está de regresso a maior festa futebol nacional, o Girabola Zap. Uma prova que inflama paixões e leva alegria para os vários estádios espalhados pelo país.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estamos mais preocupados com a integração dos novos atletas  e perceber qual o momento desportivo e a partir daqui,  entrar numa outra fase de desenvolvimento e novamente.

    Ler mais »

  • 17 de Agosto, 2019

    Baptismo do Wiliete

    Depois da abertura ontem da 42ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, vulgo Girabola Zap, com o jogo Clube Desportivo da Huíla (CDH) - FC Bravos do Maquis.

    Ler mais »

  • 15 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Se até agora estivéssemos com as estratégias todas consolidadas, com os atletas em boa forma física e excelente dinâmica, podia também nalguns casos.

    Ler mais »

Ver todas »