Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Dia de concentrao

11 de Outubro, 2015
A Selecção Nacional concentra-se esta noite num dos hotéis de Luanda para a partir de amanhã dar início à preparação do jogo do próximo sábado, em Pretória, diante da África do Sul, a contar para as eliminatórias de acesso à fase final do CHAN, que se disputa no próximo ano no Ruanda.

Os Palancas Negras viajam,amanhã à tarde, para Joanesburgo, mas antes cumprem no período da manhã , na capital do país, a primeira e única sessão de treinos, em que o seleccionador nacional vai de algum modo fazer uma prelecção com o grupo de trabalho, tendo em conta o objectivo que se persegue nesta competição.

Romeu Filemon convocou na passada quarta-feira os jogadores que actuam no Girabola para os primeiros 90 minutos desta última eliminatória, realçando-se entre os eleitos o jovem guarda-redes do Desportivo da Huíla, Gância, além do regresso do avançado Mateus Galiano, do 1º de Agosto, os defesas Isaac (1º de Agosto), Gomito (Benfica de Luanda) e Eddie (Libolo) e o central Silva (Kabuscorp do Palanca).

Apesar de levar a Selecção Nacional a trabalhar nos domínios do adversário, Romeu Filemon não teme pelo deslize de ser espionado e entregar a estratégia de jogo de bandeja. O seleccionador diz estar confiante em fazer um bom jogo e regressar a Luanda com a eliminatória meio resolvida de modo a encarar a partida segunda mão com maior optimismo.

O técnico nacional está atento ao adversário e diz possuir informações suficientes para montar a melhor estratégia de actuação, de modo a fazer um resultado positivo mesmo a jogar fora de casa.

Angola conseguiu a qualificação à última eliminatória após tirar do caminho a Swazilândia, com empate a zero bola, na primeira mão, em Mbambane, e vitória de 2-0, no jogo de resposta, em Luanda.

Agora restam aos Palancas Negras os derradeiros 180 minutos que lhes poder propiciar o regresso, pela segunda vez, à fase final de um CHAN, prova reservada aos jogadores que actuam no continente africano. Depois de brilhante presença em 2011, sob batuta do técnico nacional, Lito Vidigal, os angolanos pretendem volta à segunda maior prova africana para tentar mais uma surpresa agradável.

Contudo, é preciso que haja uma boa preparação, tendo em conta o peso do adversário desta última eliminatóriaA África do Sul é uma selecção madura e melhor posicionada no ranking africano.

Apesar de isso não contar muito dentro das quatro linhas, é, porém, um dado a ter em conta. De resto, bastará que os angolanos façam a sua parte, ou seja, uma boa preparação de modo a conseguir um bom resultado na partida da primeira mão. Mesmo sendo no terreno adversário, é possível almejar sempre por melhor. Por isso, mãos à obra.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »