Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Disputa interessante

30 de Abril, 2017
Trata-se de uma jornada, que reserva para hoje o derby 1º de Agosto-Interclube a atrair as atenções do público consumidor do Girabola e muito em particular dos adeptos do rubro-negro que querem ver a sua equipa a continuar no pelotão dos líderes do certame.

O jogo entre militares e polícias é sempre apetecível, mesmo quando as duas equipas se situem longe do seu melhor ou haja algum desnível entre uma e outra. Este ano, por exemplo, as duas formações não entraram para a competição com a mesma sorte. Os militares fizeram-no com maior determinação, deixando claras indicações de virem a ter o mesmo desempenho que tiveram na edição anterior, em que assumira, desde o começo da prova, um certo protagonismo, que viria a resultar na conquista do título.

Na verdade, a luta pela liderança, para não falar já pelo título tem animado o torneio, de sorte que até à presente jornada quatro equipas já tiveram o privilégio de \"morar\" na primeira posição. Contudo, o ambiente e a expectativa à volta do jogo de hoje entre 1º de Agosto e Interclube mantêm-se, pelos objectivos que ambas perseguem. Embora não estando em igualdade de circunstâncias pontuais ambas primam pela dignidade. Na tabela classificativa as duas equipas estão separadas por seis pontos, o que não é lá tão assustador.

Os militares procuram revalidar o título, enquanto o Interclube, com nome já inscrito no palmarés do campeões, persegue o mesmo objectivo. Não devemos perder de vista que a sua direcção prometeu no começo da prova discutir o título. E estando a prova ainda na primeira volta, pensamos não estar nada perdido para a equipa do Rocha Pinto. Tudo ainda é possível. O importante será não se revelar muito permissiva.

A jornada reserva ainda o Académica do Lobito- Recreativo do Libolo. Embora tratando-se de um jogo que pouco ou nada promete dado o desnível acentuado entre as equipas, tem na mesma a particularidade de envolver o clube que nesta altura competitivamente se expressa mais alto, sendo o único representante do país nas competições africanas de clubes e com mérito de se ter qualificado para a fase de grupos da Taça da Confederação.

O Libolo é um declarado candidato ao título, que depois de ter acumulado vários jogos em atraso em face do seu compromisso continental, procura agora acertar o calendário e ir ajustando a sua pontuação àquela das equipas que de momento dominam o topo da tabela classificativa. É por esta razão uma equipa que não está para ceder facilidades, prevendo-se dai um jogo que se recomenda no estádio do Buraco...

De volta ao começo, o estádio 11 de Novembro foi o escolhido para receber o derby luandense, que está a agitar os adeptos do 1º de Agosto e Interclube, que esperam um grande jogo, pautado pela disciplina e pelo fair-play. A diferença pontual que as separa não deve ser levada em conta. O jogo poderá ser renhido do princípio ao fim, e atrevemo-nos mesmo em dizer que qualquer prognóstico que alguém queira traçar sobre o seu desfecho será sempre arriscado.

Enfim, estamos a assistir a um campeonato interessante, em que nenhuma das equipas catalogadas como candidatas ao título de dá à veleidade de dizer que é superior às outras.

Últimas Opinies

  • 07 de Abril, 2021

    Ida ao Mundial marcou o futebol

    Em 2018, a nossa selecção de futebol adaptado trouxe-nos o primeiro troféu de cariz Mundial, ao vencer o campeonato do Mundo.

    Ler mais »

  • 07 de Abril, 2021

    Ganhos que podem ir ao ralo

    A circulação de pessoas e bens, apesar das dificuldades das estradas, faz-se com segurança.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um toque ao desenvolvimento

    O país comemorou ontem mais um ano de paz. Foi a 4 de Abril de 2002 que a Nação angolana presenciou a cerimónia que marcou o fim de um período de guerra que deixou inúmeras cicatrizes.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Os ganhos da nossa vaidade

    Ao assinalarmos 19 anos, desde que o país começou a desfrutar do alívio que só a paz proporciona, não há como não reconhecer os ganhos havidos no sector desportivo neste lapso de tempo.

    Ler mais »

  • 05 de Abril, 2021

    Um retrocesso em alguns casos

    O desporto foi o grande embaixador do país, algumas modalidades assumiram-se como verdadeiros porta-estandartes, dado os feitos protagonizados por algumas selecções nacionais.

    Ler mais »

Ver todas »