Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Domingo "quente"

03 de Outubro, 2015
Amanhã, talvez possamos viver um domingo de definições, quando a bola rolar para os jogos do Girabola, numa altura em que se fazem projecções, quanto ao que vai ser o resto do campeonato, nesta altura à procura de campeão e dos dois acompanhantes do Domant FC para o segundo escalão do futebol nacional.

O despique no topo está circunscrito à luta pela conquista do ceptro, está reservado ao Libolo e ao 1º de Agosto, que mais prende as atenções gerais. O Recreativo do Libolo é um candidato de duas faces. Numa, mostra que tem pressa de revalidar o título e acabar com as incertezas em relação ao novo campeão, e noutra, dá mostras de não pretender resolver a questão do título já, como se soubesse de antemão que é tudo uma questão de tempo e que com maior ou menos sofrimento dos seus jogadores e adeptos, sempre vai acabar por erguer o troféu.

Por esta altura, ao líder Libolo basta um ponto para sagrar-se campeão, ou na pior das hipóteses, que o 1º de Agosto seja derrotado no jogo com o Benfica. Só que, realisticamente, a tarefa dos libolenses não é tão fácil como à primeira vista pode parecer. O seu adversário é das equipas, que ainda alimentam o sonho da permanência, ainda que seja uma esperança ténue, embora os dois últimos jogos do campeonato sejam no seu reduto, diante do seu público.

Os militares do 1º de Agosto, têm motivos para ainda não atirarem a toalha ao chão, têm motivos para acreditar, basta-lhes fazer o trabalho de casa e esperar que o Libolo tropece, até porque, para a turma de Calulo os derradeiros jogos vão ser disputados na condição de visitantes, amanhã com o Bravos do Maquis e na última jornada no recinto da Académica do Lobito, equipa que precisa de pontos para manter-se entre os "grandes" do futebol nacional.

Na cauda do campeonato, a "febre" da permanência deve estar certamente a tirar o sono a muita gente. Até o Petro de Luanda, a equipa com mais títulos conquistados no Girabola, ainda não tem por esta altura a situação totalmente definida, com dois jogos duros nesta ponta final e diante de conjuntos que também correm atrás da desejada tranquilidade, o Progresso do Sambizanga no 11 de Novembro e o Sagrada Esperança em casa deste.

Outras equipas, também na zona perigosa, têm confrontos entre si, pelo que alguma coisa pode ficar aclarada no final desta jornada, que vai ser disputada toda ela este domingo e com os jogos a começarem todos à mesma hora, com o fito de salvaguardar a verdade desportiva. Temos, pois, amanhã, um domingo "quente" e com muitas emoções à solta. É o Girabola à procura de campeão e das equipas que descem de divisão, relegadas para a Segundona.

Últimas Opinies

  • 22 de Julho, 2019

    Akw lesou a Ptria por representar o Pas?

    Com a vossa permissão, amigos leitores, deixam-me exteriorizar , o que sempre defendi do ex-craque da nossa terra chamado Akwá, menino de Benguela

    Ler mais »

  • 22 de Julho, 2019

    Com o balo vazio no se busca patrocnio

    Certa directora de marketing, com muita experiência nesta área e que trabalha no mercado nacional há mais de 10 anos, confidenciou-me, dias atrás.

    Ler mais »

  • 22 de Julho, 2019

    Segunda derrota nacional

    O PAÍS  futebolístico continua a curar as mágoas de ter visto partir o então seleccionador nacional dos Palancas Negras, Hervé Renard.

    Ler mais »

  • 20 de Julho, 2019

    Cartas dos Leitores

    “Nunca cheguei a reunir com este senhor (Akwá) para tratar este assunto. Apenas nas veste de Deputado e com o seu guarda-costa, apareceu no meu gabinete.

    Ler mais »

  • 20 de Julho, 2019

    Acesso ao Qatar

    Apesar da qualificação inédita numa fase final de um Mundial de Futebol, algo que ocorreu curiosamente em 2006, edição organizada pela Alemanha, a Selecção Nacional.

    Ler mais »

Ver todas »