Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Efervescncia no Dundo

19 de Abril, 2016
O Sagrada Esperança tem hoje uma missão difícil diante do Vita Club Mokanda de Brazaville, para a Taça Nelson Mandela, embora o resultado no jogo da primeira -mão confira alguma tranquilidade. Como a esperança é a última a morrer, acreditamos que o adversário tenha fé num possível volte - face e deve jogar o tudo ou nada a ver se do céu brilha a estrelinha da sorte.

Virar um resultado de 2-1 em casa do adversário, não é desafio ao alcance de qualquer equipa. Zoran Maki e seus rapazes têm quase meio caminho andado, desde que assumam a mesma postura que têm vindo a demonstrar ao longo deste torneio em que já deixaram pelo caminho equipas como Ajax de Cape Town e Liga Desportiva de Moçambique.

Na verdade, se no jogo da primeira -mão em casa do adversário com todas as adversidades decorrentes deste factor conseguiu ganhar por 1-2-, pode ser que com mais algum esforço passe a eliminatória folgadamente. E, como único representante de Angola na competição após o fracasso do Recreativo do Libolo, compete-lhe continuar em prova.

Aliás, dada a importância de que se reveste a eliminatória, apesar da vantagem não deve facilitar, sendo este factor que pode complicar a missão da turma congolesa que precisa de abrir a frente de ataque perante a necessidade de fazer golos que garantam a sua ansiada e dificílima reviravolta.

Vamos esperar que o trabalho desenvolvido pelos lundas nos últimos dias, tenha sido profícuo e ajudado com a equipa técnica a corrigir os erros cometidos nos primeiros 90 minutos, de modo a que acertem no sistema a implementar. De resto, não tem a equipa muitas contas a fazer. Precisa apenas de saber gerir a vantagem que trás da primeira -mão. O resto é conversa.

A equipa precisa de ter uma reacção positiva e não cair na presunção de que segue em vantagem. Porque, se partir do princípio de que está tudo ganho, então estará a disparar no próprio pé. Será preciso encarar o adversário como tal, sem qualquer sentimento de menosprezo, sendo que os adversários medem-se em campo.

Sejamos ou não adeptos do Sagrada Esperança, a única equipa que nos representa na competição africana de clubes, devemos estar com ela esta tarde, dar-lhe perto ou à distância a força necessária para contornar o adversário e seguir em frente para prestigiar o futebol nacional.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »