Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Eleies nas Associaes

30 de Março, 2016
O país está envolvido em mais um período de eleições, nas Associações desportivas para a renovação de mandatos, dentro do ciclo olímpico.
Os clubes são as primeiras estruturas a fazerem a renovação dos respectivos elencos, num movimento marcado pelo espírito democrático. Por todo o país, muitos são os movimentos dos eleitores em que as listas nem sempre são bem aceites porque aqueles que viram os seus programas rejeitados pelos eleitores.

Dentro das Associações desportivas, os clubes constituem o primeiro núcleo. Clubes fortes pressupõem movimento desportivo dinâmico, pois são eles que conduzem toda a actividade prática com a movimentação das suas equipas nas mais diversas modalidades, integrando no seu seio centenas de atletas, treinadores e outros agentes.

São os clubes que investem nos atletas, são eles que alimentam as selecções nacionais, pelo que a gestão deve ser assegurada com forte base organizativa, em que a renovação cíclica de mandatos dentro do espírito democrático deve ser encarada como um processo normal, que serve para fortificar como instituições.

As Associações provinciais também estão envolvidas no processo de renovação de mandatos, muitas delas estão a serem acusadas pelos respectivos associados, clubes, de não desenvolverem o verdadeiro papel na defesa dos interesses.

Uma convivência sã entre todos permite seguramente que haja benefícios para todos e com o desporto nas respectivas regiões a terem grandes ganhos, tanto em termos de prática da parte dos jovens, como da expansão das várias disciplinas.

O processo eleitoral nas Federações para um novo ciclo olímpico, vai ser o mais movimentado como acontece sempre, com vários candidatos em busca do voto daqueles que estarão em condições de votar.

Modalidades como o futebol e basquetebol têm sempre um processo eleitoral bastante renhido. Neste momento, sabe-se que algumas listas estão a ser elaboradas para concorrerem nas eleições nas mais diversas Federações nacionais.

O cadeirão das duas Federações sempre foi muito apetecido. O futebol é a modalidade mais mediática do país, aquela que mais desportistas movimenta, enquanto o basquetebol tem o condão de ser das modalidades mais tituladas do país, com hegemonia continental nos mais diversos escalões.

O novo ciclo olímpico que se avinha com as eleições nas Associações desportivas, promete fortes disputas eleitorais. Os clubes vivem o seu momento, ao que se segue a renovação nas Associações provinciais e Federações, num clima que se prevê movimentado.

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »