Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Emoes de volta

17 de Fevereiro, 2015
Com quatro jogos ainda por disputar, a primeira jornada do Girabola realizou mais dois jogos, no fim de semana, trouxe de volta as emoções aos estádios e consequentemente ocupou os tempos livres de muita boa gente.O destaque recai sobre a estreia do Domant FC de Bula Atumba, do Bengo, que levou pela primeira vez futebol de primeira água àquelas paragens, e arrastou muitos adeptos do futebol de outros cantos do país, que quiseram dar as boas-vindas ao representante das terras do jacaré bangão.

O Girabola, de novo a festa do povo, traz consigo as habituais discussões calorosas entre adeptos das mais variadas equipas, (treinadores de bancada e de ocasião ) comentários de especialistas e as “bocas” de técnicos, jogadores e dirigentes sobre o que debom e mau aconteceu dentro e fora das quatro linhas.Mesmo sem disputar todos os jogos- a primeira jornada fica apenas concluída no próximo dia 28 de Março-, ficou já a impressão de que vamos ter um campeonato disputado e competitivo, em que todos os participantes vão procurar alcançar os objectivos e deixar marca registada.

Apesar da crise resultante da queda do preço do petróleo no mercado internacional, com reflexos para a economia do país, os clubes nem por isso deixaram de fazer investimentos para o alcance de resultados, no final da época. Uns mais do que outros, na verdade todos gastaram à medida que esteve ao seu alcance, espera-se por outros imputes lá mais para frente, por altura da reabertura da janela de transferências de jogadores.

As equipas, com destaque para os candidatos ao título, reforçaram-se com jogadores provenientes de outros campeonatos, como Portugal, RDC, Polónia, Brasil, só para citar estes, além de jovens provenientes dos escalões de formação, de modo a dar um certo equilíbrio aos planteis.Com algumas surpresas, a primeira jornada registou resultados mais ou menos previsíveis, com destaque para o empate 2-2 em casa, do candidato Kabuscorp do Palanca, vice-campeão nacional, no jogo com o Recreativo da Caála e a derrota do Sagrada Esperança por 0-2, no seu reduto, com o Interclube.

De resto, as vitórias do Domant FC no jogo com o Progresso da Lunda Sul por 2-1 e do FC Bravos do Maquis com a Académica do Lobito por 1-0, estavam nas previsões anunciadas. A segunda jornada disputa-se no próximo fim de semana e promete muito mais emoções, dado que desta vez, todos os jogos vão ser disputados na íntegra, o que dá outro ânimo às equipas e à própria competição. Venham mais jogos!

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »