Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Excelente prestao

31 de Outubro, 2019
A Selecção Sub-17 de futebol está no caminho certo. Ao menos, assinala uma prestação que está a corresponder às expectativas. Pois, o que dela se esperava, era uma prestação que fosse capaz de levá-la a passar à primeira fase da prova, para evitar, deste modo, aquilo que tem vindo a ser quase uma regra para as honras em provas que participam.
Sempre dissemos que o segredo consistia na capacidade de absorção do que se fez no estágio pré-competitivo, em Goiânia, em que terminaram com um saldo extremamente positivo. E, pelos vistos, foi exactamente o que trataram de fazer, conseguiram escancarar os oitavos -de -final muito antes do derradeiro jogo da fase de grupos.
Trata-se, sem dúvida, de uma prestação a todos os títulos brilhante, diga-se mesmo inédita, na história do futebol angolano. Pois, mesmo a selecção de Sub-20 que em 2001 na Argentina também passou da primeira fase, não o fez de forma tão convincente como o fazem, agora, os comandamos de Pedro Gonçalves.
A meta alcançada constituiu um tónico para a empreitada a seguir. O próximo adversário, atende pelo nome de Brasil, dono de uma maturidade reconhecível, factor a que agrega ainda a condição de anfitrião, para quem não existirá outro objectivo no torneio que não seja a conquista, a fazer valer a tese segundo a qual, quem organiza fá-lo para ganhar.
Entretanto, consumada a qualificação aos oitavos -de -final, vai ser um jogo a encarar fora de qualquer espécie de pressão. Seja qual venha a ser o desfecho, não há-de alterar nada do que já está consumado. Será, no fundo, um jogo para fechar a primeira fase, quiçá, em que o técnico venha a dar ao luxo de fazer poupança de algum recurso energético.
Devemos fazer uma corrente de força, a ver se a equipa se dê igualmente bem nos oitavos -de -final, e ir um pouco mais além, o que será bastante salutar para a reputação do nosso futebol e para o bom nome de Angola, que ao longo nos últimos anos está a esmerar-se para a conquista de um lugar mais visível e prestigioso na montra do futebol mundial.
Última palavra: contra o Brasil, em função do que é, em termos de experiência e de história, sendo que a qualificação aos oitavos -de -final é um facto, o importante será jogar para um resultado que não seja comprometedor, sob pena de consentir um belisco à boa imagem do que já foi conquistada. Vamos a isso...

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »