Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Fim de semana escaldante

26 de Setembro, 2015
O Girabola desta temporada caminha célere para o seu final. Restam quatro jornadas para o cair do pano, de mais uma edição, da principal prova do calendário futebolístico do país. Contudo, por estarem apenas doze pontos em disputa, nada está definido em relação ao futuro campeão, muito menos, em relação às equipas que descem de divisão.

No tocante a questão do título, o Recreativo do Libolo é quem está mais próximo de levantar o troféu, face a diferença pontual que o separa do segundo classificado, no caso o 1º de Agosto, que tem menos sete pontos. No segundo quesito, na luta pela permanência restam dois lugares, já que o Domant FC há muito que “garantiu” o passaporte.

A jornada deste fim de semana, pode trazer mais animação à prova, em função do seu emparceiramento. O jogo entre o Benfica de Luanda, que depois de se manter por longo período na segunda posição viu-se relegado para terceiro, com a derrota na Caála, e o Recreativo do Libolo está a ser aguardado com alguma expectativa.

Os encarnados da capital, que estão a oito pontos da equipa de Calulo, não pensam noutra coisa senão na conquista dos três pontos. Mesmo a saberem que estão arredados do título, têm a dignidade a defender depois de tudo o que aconteceu no planalto central.

Por outro lado, uma vitória diante do líder, pode apimentar ainda mais a ponta final do campeonato. E se o 1º de Agosto vencer o ASA, o suspense em relação ao título deve manter-se por mais algum tempo. Aliás, é isto que os amantes do futebol esperam que aconteça.

O Recreativo do Libolo necessita de seis pontos para revalidar o título. Mesmo que perca diante do Benfica de Luanda, continua na liderança, embora com menos vantagem sobre os principais perseguidores.

Uma derrota diante dos encarnados e uma possível vitória do 1º de Agosto frente ao ASA, pode ter consequências nefastas. É isso que a equipa de Calulo procura evitar. Mas para o conseguir vai ter de ser mais astuta que os encarnados e não cometer os erros que ditaram o afastamento da Taça de Angola, diante do Bravos do Maquis, em pleno "Inferno de Calulo".

A luta pela despromoção vai estar igualmente no centro das atenções. Com o Domant há muito condenado, resta saber quem serão os seus acompanhantes. Sporting de Cabinda(26) - Domant (18) ; Bravos do Maquis (24) - Recreativo da Caála (32) e Sagrada Esperança (27) - Progresso do Sambizanga (31), são jogos a reter, por envolverem equipas que lutam para evitar a despromoção.

Vamos ter de facto um fim de semana escaldante. Um fim de semana, que se espera que as arbitragens sejam isentas, que não tenham influência no desenrolar das partidas. Que vençam as equipas que melhor se apresentarem. É o que se exige.

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »