Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Fim do primeiro turno

24 de Maio, 2017
O Girabola Zap apresta-se a chegar ao fim do primeiro turno, precisamente, quando o Libolo e o Sagrada Esperança disputarem a última partida da 15ª jornada que não se realizou na data aprazada, por indisponibilidade da formação de Calulo, resultante do engajamento na competição africana.

Ainda assim, por esta altura, pode-se desde já fazer balanços e gizar estratégias para o período derradeiro, em que as margens de erro para as equipas, têm de ser as mínimas, se quiserem no fim da caminhada esboçar sorrisos por atingirem os objectivos traçados.

O Petro de Luanda é o campeão de cacimbo, terminou a frente dos seus adversários, concretamente, 1º de Agosto e Kabuscorp do Palanca.

A luta que se verificou no topo da tabela classificativa foi interessante, com o campeão em título, 1º de Agosto, em determinadas alturas a mostrar uma passada de campeão, e daí liderar a prova por algumas jornadas, percurso que só foi travado na última jornada da primeira volta pelo Kabuscorp, que foi mais uma vez o desmancha prazer do conjunto militar.

À excepção do Sagrada Esperança, que quis assumir a condição de equipa sensação em determinados períodos do campeonato, chegou mesmo a liderar a competição, o percurso das outras equipas foi discreto.

Em relação aos novos inquilinos do Girabola, JGM do Huambo e Santa Rita de Cássia, o primeiro, é quem dá mais nas vistas, e nesta altura, vai à frente de formações como o ASA e o Progresso da Lunda Sul, além da Académica do Lobito, formações com tarimba na prova.

Neste primeiro turno da prova, as \"chicotadas\" voltaram com situações algo caricatas, como na equipa do Uíge que começou por despedir os treinadores - adjuntos por \"azedarem\" o balneário, afim de permitir que o treinador principal tivesse liberdade, porém, este acabou também por abandonar a agremiação.

O despedimento do técnico João Machado, por telefone, pelo presidente do ASA, foi muito badalado e nada agradável mesmo para o treinador, o decano dos treinadores angolanos no Girabola.

Por alguns dias, o Girabola dá primazia à preparação dos Palancas Negras no arranque da campanha para o CAN de 219. Boa oportunidade para os clubes redefinirem estratégias, e os treinadores fazerem a ligação dos laços, ou unirem as pontas que estão quebrados nos seus planteis, dado que a segunda volta do campeonato vai ser seguramente a doer.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »