Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Futebol para todos os gostos

19 de Fevereiro, 2016
O principal campeonato de futebol do país volta a rolar a partir de hoje, num regresso moldado com uma nova designação, e temos, pois, que o Girabola ZAP está aí, prometendo ser tema de conversa dos amantes do desporto-rei no aconchego da família, nas ruas e locais de trabalho, enfim.

Os recintos desportivos voltam a ter uma outra configuração, com os adeptos a darem movimento e colorido às bancadas, e com os artistas da bola determinados em mostrar o seu dom nos relvados por onde irão passar ao longo desta grande maratona em que haverá de semana a semana futebol de primeira água, para gáudio dos aficcionados l que ávidos de bola, esperam tirar o melhor proveito dos momentos de prazer que o Girabola ZAP irá proporcionar.

A competição que esta noite arranca com o jogo entre o Benfica de Luanda e o 1º de Agosto, tem uma geografia própria. Depois de largos anos, regressa ao Cuando Cubango, hoje terras do progresso, por mérito da formação do 4 de Abril que, comandada pelo decano do futebol nacional no Girabola, o treinador João Machado, quer dar alegrias aos amantes locais.

Outros regressos assinaláveis, são os do 1º de Maio de Benguela e do Porcelana do Cuanza Norte, fazendo morada no Leste, apenas na Lunda Norte, onde o Sagrada Esperança é a única formação em prova, ao contrário da edição passada, em que chegava, também, ao Moxico, através do Bravos do Maquis.

A partir do hoje, jogadores e respectivas equipas têm a possibilidade de mostrar as suas competências, num campeonato que já movimenta muitos dinheiros com o acordo entre órgão reitor da modalidade e um canal de televisão por satélite, do qual resultou a marca Girabola ZAP.

Uma inovação que permite à Federação e clubes participantes engordarem os seus cofres nesta altura de crise económica, e que constituiu mais um estímulo para as agremiações intervenientes na prova, dado os investimentos financeiros que fazem para poderem participar na prova, dos quais nunca têm retorno.

Os candidatos estão perfilados para assumirem a luta pelo título, e nos Coqueiros, mais logo, já se poderá ver como estão militares e encarnados.
Benfica e 1º de Agosto são dois emblemas enquadrados no lote de formações que aspiram lutar pelo primeiro lugar, mas equipas como o Libolo, na qualidade de campeão nacional em título, Petro de Luanda, conjunto mais titulado do país, Interclube e Kabuscorp têm aspirações legítimas de estarem na primeira linha da grelha de partida, passe a comparação com o"grande circo".As estrelas que temos podem descer ao palco para começar a brilhar. A festa da bola conhece os primeiros momentos de movimento e emoção.

Há futebol para todos os gostos.

Últimas Opinies

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Corrigir o mal no futebol (I)

    A semana passada terminei o artigo com a seguinte sentença: “(…) é importante mudar de estratégia

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Mais um falso arranque do Interclube

    Para o desalento dos prosélitos do futebol sénior masculino, as cortinas do Girabola Zap, versão 2019/20, foram descerradas com máculas na jornada inaugural que, mais uma vez, põem em causa a capacidade organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF), que parece apostada numa competição em que é premiada a instituição que mais erros comete ao longo do “consulado”.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O pas dos amigalhaos

    Foi recentemente anunciada a rescisão contratual do treinador Srdjan Vasilevic com a Federação Angolana de Futebol.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

Ver todas »