Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Grupo amputado

03 de Junho, 2016
Com o aval negativo dado pela equipa médica aos três jogadores que estão condicionados, nomeadamente Ary Papel, Gelson e Manuel, os dois primeiros do 1º de Agosto e o último do Benfica de Luanda, José Kilamba tem o grupo amputado para a "operação" Bangui, com vista o jogo do próximo domingo diante da República Centro Africana (RCA).

Os três atletas não recuperaram completamente e são cartas fora do baralho e vem o colega Natael, do Sagrada Esperança a engrossar o pequeno grupo de indisponíveis, que constituem um golpe para o conjunto, embora os demais integrantes da convocatória dão igualmente garantias para cumprir o objectivo definido.

Ary e Gelson formam a dupla do momento no Girabola Zap e representariam ambos uma mais-valia para a Selecção Nacional, enquanto Manuel e Natael seriam reforços consideráveis nas opções da cortina defensiva dos Palancas Negras.

Entusiasmados em fazerem um bom resultado em Bangui, no próximo domingo, os angolanos que dependem, no entanto, de terceiros, para chegarem ao Gabão, trabalham com afinco todas as variantes de modo a regressarem com os três pontos na bagagem e alimentarem o sonho da qualificação por via do segundo melhor classificado, apesar de ser uma hipótese igualmente muito remota.

Desde segunda-feira no laboratório do Centro de Estágio do Benfica, o grupo esboça a estratégia para o jogo referente à penúltima jornada do Grupo B das eliminatórias de acesso ao CAN de 2017.

As duas derrotadas consecutivas com a congénere do Congo Democrático nas jornadas anteriores comprometeram seriamente o objectivo de Angola nestas eliminatórias, já que de primeiro colocado passaram a terceiros do grupo e com uma diferente de cinco pontos em relação aos líderes (4-9).

A Selecção Nacional procura corrigir o desempenho nas duas últimas jornadas, depois de um mau fecho na primeira volta e também um arranque pouco auspicioso na segunda, em que perdeu os dois jogos que teve com a RDC que assumiram em função das duas vitórias a liderança do grupo B.

À partida mesmo a jogar em sua casa, o adversário está ao alcance dos angolanos. Aliás, resta lembrar que na primeira volta, os Palancas Negras
derrotaram, no Estádio da Tundavala, na Huíla, os Veados, por esclarecedores 4-0, embora se diga que não há dois jogos iguais.

Com os jogadores então condicionados disponíveis, estamos em crer que a equipa técnica não terá muitas dores de cabeça para esquematizar o esquema a utilizar no domingo, de modo a anular a vantagem caseira dos anfitriões, que procuram consolidar a segunda posição do grupo e também sonharem com uma possível presença no CAN do Gabão.

Espera-se, portanto, por um jogo difícil e complicado mas perfeitamente possível de se obter um resultado que satisfaça as aspirações do combinado nacional. A Selecção Nacional trabalha hoje pela última vez no país e amanhã realiza a viagem a Bangui, palco do jogo de domingo.

Últimas Opinies

  • 18 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Temos de nos preparar bem para o jogo que será decisivo e estou convicto que iremos fazer este trabalho em conjunto, não temos muito tempo, agurada-nos um trabalho sério contra uma selecção que perdeu todas as partidas.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    L se foi o sonho...

    O Petro de Luanda, até ontem o único sobrevivente angolano nas Afrotaças, não conseguiu evitar a derrota frente ao Gor Mahia FC do Quénia, em Nairobi, num jogo em que estava “condenado” a não desperdiçar, na totalidade, os pontos em discussão.

    Ler mais »

  • 18 de Março, 2019

    Os estreantes e o ritual de integrao

    Igor Vetokele regressa aos Palancas Negras, depois de muito tempo.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Eu já vi três vezes o jogo, muito sinceramente deu para ver alguma coisa na atitude e reacção de certos jogadores.

    Ler mais »

  • 16 de Março, 2019

    Operao Botswana

    A Selecção Nacional de futebol em honras concentra-se amanhã, a noite, tendo em vista a derradeira jornada do Grupo I da campanha para o Campeonato Africanos das Nações deste ano, a decorrer entre 21 de Junho e 19 de Julho no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »