Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Homenagem merecida

05 de Outubro, 2017
Muitas são as figuras que deram o máximo de si, em prol da bola ao cesto, nomes como Wladimiro Romero e Victorino Cunha estão sempre associados ao desenvolvimento do basquetebol em Angola.
O primeiro, deu o seu nome à Supertaça, após o seu passamento físico, e o segundo, tem o seu nome ligado ao troféu organizado, anualmente, pelo clube 1º de Agosto, agremiação a que esteve adstrito durante muito tempo, torneio que abre a época desportiva.
A edição deste ano disputa-se entre os dias 12 e 14 deste mês, junta os colossos do basquetebol cá da praça, concretamente o clube organizador, o Recreativo do Libolo, Petro de Luanda e Interclube, por sinal as formações que chegaram à terceira fase do último campeonato nacional, disputado no sistema de play -off.
Com a dança das transferências na ordem do dia, relativamente ao torneio Victorino Cunha as equipas vão aproveitar, certamente, para dar a conhecer os reforços, e neste particular, o Libolo e o 1º de Agosto aparecem como as formações mais gastadoras.
A equipa do Cuanza - Sul reforçou o plantel a partir do Petro de Luanda, onde foi buscar além de Reggie Moore, Pedro Bastos,Teotónio Dó e Hermenegildo Bunga, jogadores que têm condições de ajudar a equipa a revalidar o título.
No 1º de Agosto, o reforço mais sonante foi a contratação de Eduardo Mingas, que trocou o Libolo pelo conjunto militar, e espera aos 37 anos erguer mais um troféu, a equipa do Rio -Seco foi buscar Leandro Conceição ao Galitos de Portugal, assim como Sebastião Quicuambi (ex - Atlético Sport Aviação) e Adilson Ramos (ex - Interclube).
No Petro de Luanda, o ambiente é até agora discreto, sem grandes movimentações que possam ser anunciadas.
O antigo treinador, Victorino Cunha, conduziu Angola nos três primeiros troféus continentais em seniores masculino. Hoje, já são 11, que colocam o país na liderança isolada do \"ranking\" africano. Em segundo lugar estão Senegal e Egipto, com cinco cada.
Actualmente fora das quadras, o técnico é consultor do ministro da Juventude e Desportos e instrutor da Fiba - África. Já orientou o 1º de Agosto e Petro de Luanda, e esteve na origem da carreira de vários internacionais angolanos, com particular destaque para Jean Jacques da Conceição, a maior referência do basquetebol angolano, único africano no Hall da Fama da FIBA.
Os amantes da bola ao cesto, podem, pois, preparar o seu apetite para as emoções que a bola ao cesto vai proporcionar, a começar com este torneio, ao que se segue o campeonato nacional e depois a fase de apuramento, que Luanda alberga em Dezembro.

Últimas Opinies

  • 13 de Agosto, 2018

    Marketing desportivo no vai morrer amanh!

    Que o desporto e o marketing estão numa relação do tipo, “ epá sem ti eu não vivo, e sem você eu não existo”, já algum tempo, isso todos nós sabemos.

    Ler mais »

  • 13 de Agosto, 2018

    Devedores do BPC e o exemplo de Messi

    Não quero citar aqui os nomes, porque quem vive na cidade sabe quem são... mas isto posso dizer: algumas das figuras do nosso desporto nacional, e do futebol em particular, todos eles revelados o ano passado,  numa assustadora lista que veio a público, não se sabe porque engenharia, como tendo afinal contraído créditos agora mal parado, no maior banco público nacional -  e estou a falar do Banco de Poupança e Crédito -  é um assunto, é uma realidade, que vem destapar o véu e dar a ver que há clubes da batota, que só estão na alta roda do nosso campeonato, porque os dinheiros que os sustentam não são honrados.

    Ler mais »

  • 13 de Agosto, 2018

    Citaes

    Muitos clubes participaram nos seus campeonatos locais provinciais, mas não estavam legais do ponto de vista administrativo. Alguns processos podem levar algum tempo e, para não criármos dificuldades, tivemos que devolver.

    Ler mais »

  • 11 de Agosto, 2018

    "Quatro anos sem pena"

    Em duas ocasiões recentes Angola acaba de ver consagrado Demarte Pena em Top Angolano do desporto, enquanto no espaço de menos dum mês arrebatou os Prémios ‘Globo de Ouro’ e ‘Novo Jornal & Expansão’, referentes a 2017.

    Ler mais »

  • 11 de Agosto, 2018

    Maputo o alvo a seguir do pas

    Angola é um país que, desde muito cedo, começou a se afirmar na arena do desporto. Nesse aspecto é conveniente realçar que, logo após a conquista da Independência Nacional.

    Ler mais »

Ver todas »