Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Liderana em jogo

20 de Agosto, 2016
No Girabola, poucas são as vezes em que uma jornada pode abrir caminho para uma determinada equipa ganhar espaço rumo à conquista do título.

Hoje as atenções gerais convergem para Calulo para o embate de campeões entre o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, campeão em título e líder do campeonato, respectivamente.

Numa situação normal, este embate seria apenas mais um entre duas equipas que gostam de exibir o estatuto de campeões, tais são os títulos que ambas ostentam, com a formação militar mais à vontade, em termos de troféus conquistados no principal campeonato do país.

Acontece, porém que chegados a esta jornada, o resultado final pode clarificar alguma coisa, em termos de posicionamento das duas equipas, pois até à entrada desta jornada o conjunto militar tem reinado, embora com um percalço aqui e ali, tendo tido, inclusive, o privilégio de comandar com uma confortável vantagem de mais de oito pontos sobre o mais sério perseguidos.

É certo que esta tarde não teremos campeão, longe disso, por enquanto, mas uma vitória do Libolo vai alterar por completo o topo do campeonato, pois assegura a liderança da prova com os mesmos pontos que o rival e pela primeira vez o Girabola pode conhecer um novo comandante.

Contudo, um resultado desfavorável à turma de Calulo volta a dar ao 1º de Agosto a vantagem necessária para poder gerir mais à vontade os pontos que vai perfazer para chegar ao fim da caminhada como campeão nacional, depois de mais de uma época de um jejum frustrante para os seus adeptos e sócios.

Temos, pois, um cenário em que quem corre atrás do prejuízo é a formação de Calulo para a qual só um resultado interessa, a vitória, dado que uma igualdade mantém o 1º de Agosto na liderança, com os mesmos três pontos de vantagem sobre a mesma equipa com a qual mede forças esta tarde.

Calulo alberga assim um jogo de campeões. Com os olhos virados para o título, os dois emblemas proporcionam esta tarde o jogo de cartaz da jornada, em que, nunca é demais pedir fair-play de adeptos e contendores.

Libolo e 1º de Agosto têm potencial para oferecer um espectáculo à dimensão da sua grandeza, e não foi por mero acaso que os dois conjuntos ostentaram já o título de campeão nacional, algo por que correm, mais uma vez.

Últimas Opinies

  • 19 de Março, 2020

    Escaldante Girabola

    O campeonato nacional de futebol da primeira divisão vai dobrando os últimos contornos. A presente edição, amputada face a desqualificação do 1º de Maio de Benguela, abeira-se do seu fim . Entretanto, do ponto de vista classificativo as coisas estão longe de se definirem. No topo, o 1º de Agosto e o Petro travam uma luta sem quartel pelo título.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Cartas dos leitores

    Estamos melhor do que nunca. A pressão é para as pessoas que não têm arroz e feijão para comer. Estamos sem pressão, temos todos bons salários e boas condições de trabalho. Estamos numa situação de privilégio e até ao último jogo tivemos apenas duas derrotas.

    Ler mais »

  • 17 de Março, 2020

    Jogos Olmpicos2020

    A suspensão de diferentes competições desportivas a nível mundial em função do coronavírus, já declarada pela OMS-Organização Mundial da Saúde como Pandemia, remete-nos, mais uma vez, a reflectir sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos até aqui, o COI-Comité Olímpico Internacional mantém de pé a ideia de realizar o evento nos prazos previstos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    FAF aquece com eleies

    Cá entre nós, o fim do ciclo olímpico, tal com é consabido, obriga, por imperativos legais, por parte das Associações Desportivas, de um modo geral e global, a realização de pleitos eleitorais para a renovação de mandatos.

    Ler mais »

  • 14 de Março, 2020

    Cartas dos Leitores

    Acho que o Estado deve velar por essas infra-estruturas.

    Ler mais »

Ver todas »