Opinião
Liderança em jogo
20 de Agosto, 2016
No Girabola, poucas são as vezes em que uma jornada pode abrir caminho para uma determinada equipa ganhar espaço rumo à conquista do título.
Hoje as atenções gerais convergem para Calulo para o embate de campeões entre o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, campeão em título e líder do campeonato, respectivamente.
Numa situação normal, este embate seria apenas mais um entre duas equipas que gostam de exibir o estatuto de campeões, tais são os títulos que ambas ostentam, com a formação militar mais à vontade, em termos de troféus conquistados no principal campeonato do país.
Acontece, porém que chegados a esta jornada, o resultado final pode clarificar alguma coisa, em termos de posicionamento das duas equipas, pois até à entrada desta jornada o conjunto militar tem reinado, embora com um percalço aqui e ali, tendo tido, inclusive, o privilégio de comandar com uma confortável vantagem de mais de oito pontos sobre o mais sério perseguidos.
É certo que esta tarde não teremos campeão, longe disso, por enquanto, mas uma vitória do Libolo vai alterar por completo o topo do campeonato, pois assegura a liderança da prova com os mesmos pontos que o rival e pela primeira vez o Girabola pode conhecer um novo comandante.
Contudo, um resultado desfavorável à turma de Calulo volta a dar ao 1º de Agosto a vantagem necessária para poder gerir mais à vontade os pontos que vai perfazer para chegar ao fim da caminhada como campeão nacional, depois de mais de uma época de um jejum frustrante para os seus adeptos e sócios.
Temos, pois, um cenário em que quem corre atrás do prejuízo é a formação de Calulo para a qual só um resultado interessa, a vitória, dado que uma igualdade mantém o 1º de Agosto na liderança, com os mesmos três pontos de vantagem sobre a mesma equipa com a qual mede forças esta tarde.
Calulo alberga assim um jogo de campeões. Com os olhos virados para o título, os dois emblemas proporcionam esta tarde o jogo de cartaz da jornada, em que, nunca é demais pedir fair-play de adeptos e contendores.
Libolo e 1º de Agosto têm potencial para oferecer um espectáculo à dimensão da sua grandeza, e não foi por mero acaso que os dois conjuntos ostentaram já o título de campeão nacional, algo por que correm, mais uma vez.
Últimas Opiniões
-
21 de Abril, 2018
Entramos na presente edição do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com à expectativa enorme de assistir a uma renhida disputa na linha de frente.
-
21 de Abril, 2018
O futebol, para além de ser o que é, no ponto de vista desportivo e social, tem virtudes mil que o tornam no desporto rei cá entre nós e, por via disso, arrasta multidões.
-
21 de Abril, 2018
Numa altura em que o combate à corrupção, ao nepotismo e à impunidade é um assunto em voga no país, no mosaico desportivo angolano e no futebol.
-
21 de Abril, 2018
O Mundo do desporto é dos que mais produz celebridades ao redor do globo. Desportistas como Pelé, Maradona, Jean Jacques, Lutonda, Ndunguidi.
-
21 de Abril, 2018
Eu, então, tenho muitas dicas para contar-vos, a partir daqui. Além dos resultados e andamentos dos jogos que estou a ver, com estes meus olhos.
edição impressa
subscreverversão impressa
girabola ZAP
-
1
1º de Agosto 29198243:1265 -
2
Petro de Luanda 29202746:1962 -
3
Recreativo do Libolo 29139740:2148
tempo

Max:32ºC Min:26ºC

Max:32ºC Min:26ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos