Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Luta pelo ttulo relanada

29 de Setembro, 2014
A luta pelo título do Girabola está relançada, pois, e apesar dos oito pontos de vantagem que levava sobre o segundo classificado, o actual comandante da prova não tinha, ainda, motivos para encomendar as faixas de campeão, porque muita coisa ainda podia e pode acontecer.Na condição de líder do campeonato, o Recreativo do Libolo é, por esta altura, o conjunto mais regular em termos de resultados, pelo que a vantagem que leva assenta-lhe, perfeitamente, e não oferece dúvidas a quem quer que seja.Só que oito pontos de vantagem, numa altura em que estavam em disputa dezoito, não são suficientemente seguros para uma equipa adormecer, numa prova que é lesta em proporcionar surpresas.

Bastou ao Libolo empatar fora de casa para a luta pelo título ganhar novos atractivos. O Kabuscorp, que até então se deixava contagiar pelos atrasos do Libolo, não aproveitando, da melhor forma, alguns empates por este consentidos, resolveu dar um esticão no topo, apesar de ter sofrido para conseguir os três pontos que relançaram a luta pela conquista do troféu do presente campeonato.Quebra-se, pois, a ideia que eventualmente pairou em alguns círculos de que a coisa estava já definida, com um vencedor anunciado por esta altura, como se os outros candidatos, particularmente o Kabuscorp, tivessem perdido a capacidade de reacção, e iam apenas cumprir calendário nas jornadas que faltavam disputar.

Durante algumas jornadas, o Libolo conseguiu manter o segundo classificado à distância, com uma vantagem que dava para respirar sem suspiros fundos. Agora, com o rival um pouco mais perto, a curiosidade reside em saber como é que a formação de Calulo vai reagir ao novo assédio que a formação do Palanca vai, certamente, tentar encetar na tentativa de mudar as coisas no topo.O campeão em título, na voz do seu presidente, prometeu luta até ao fim para a definição do campeão nacional, antes mesmo da disputa da jornada que em termos de pontos deu outro figurino na parte mais alta da tabela e as jornadas que se seguem vão trazer consigo uma dose redobrada de interesse.

Em termos de calendário, o Libolo parece mais bafejado pela sorte que o rival, pelo menos nas próximas duas jornadas, já que vai ter pela frente duas equipas do fundo da tabela (Sporting de Cabinda em casa e 1º de Maio fora), enquanto o Kabuscorp tem de lutar pela vida nos jogos com duas equipas da capital, Benfica e Interclube.De resto, e mesmo diante de todas as cogitações que se possam fazer, é consensual que o Libolo depende apenas de si para alcançar o seu terceiro título no Girabola. É só ter arte para manter os seis pontos de vantagem sobre o mais directo perseguidor.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »