Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Momentos no andebol

23 de Dezembro, 2015
O andebol nacional, por norma imune às polémicas que de quando em vez assolam as modalidades desportivas pelos mais diversos motivos, vive nos dias que correm um clima que não é habitual, e isso devido a duas situações: a participação da Selecção Nacional sénior feminina no último Campeonato do Mundo que a Dinamarca albergou, e a participação do "sete" masculino no próximo Campeonato Africano que o Egipto organiza a partir do dia 8 de Janeiro.

Na Dinamarca, e na condição de vice -campeã africana, Angola terminou na 16ª posição, manteve o mesmo lugar da prova anterior, pelo que não houve evolução em termos de subida na classificação.

Pedro Godinho, presidente da Federação Angolana de Andebol, reagiu à participação do país no Mundial, disse que a classificação foi má, dado que a contratação da nova equipa técnica tinha com objectivo, entre outros quesitos, a melhoria da classificação da equipa angolana cuja melhor classificação de sempre foi o sétimo lugar conquistado no Campeonato do Mundo disputado em França, na altura orientada por um treinador angolano.

O presidente da FAAND chegou mesmo a por em causa a continuidade do técnico João Florêncio à frente do "sete" nacional feminino, numa altura em que o órgão que dirige prepara-se para analisar o relatório da equipa técnica que esteve no Mundial com a Selecção.

Angola deixou muito a desejar no Mundial, porque tinha condições para fazer muito mais, ainda que tenha sido a melhor selecção africana presente na prova, quando evoluíram também as formações nacionais da Tunísia, campeã africana, e da República Democrática do Congo. Para o combinado nacional, sénior masculino, as coisas indicavam uma situação lastimosa. Com presença prevista para o Campeonato Africano que arranca no dia 8 de Janeiro no Egipto, a Selecção Nacional apenas hoje vai ser convocada.

Com garantias de participação inicialmente tremidas, por alegadas dificuldades financeiras, e sem saber quem serão os atletas seleccionados para representarem as cores nacionais, o quadro começa a ficar cada vez mais cinzento, com a Federação à procura de caminhos que indiquem uma saída para a situação, nada agradável.

Uma hipotetica desistência do país do Campeonato Africano podia implicar sanções do órgão reitor do andebol no continente, mas a participação do "sete" nacional nessa situação ruim é susceptível de originar uma participação desastrosa, em termos de jogo e de classificação. Até porque Angola tinha pretensões de lutar pelo pódio, depois de na última participação ter ocupado o quarto lugar da prova, que lhe deu direito à participação no Campeonato do Mundo.

Últimas Opinies

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Corrigir o mal no futebol (I)

    A semana passada terminei o artigo com a seguinte sentença: “(…) é importante mudar de estratégia

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Mais um falso arranque do Interclube

    Para o desalento dos prosélitos do futebol sénior masculino, as cortinas do Girabola Zap, versão 2019/20, foram descerradas com máculas na jornada inaugural que, mais uma vez, põem em causa a capacidade organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF), que parece apostada numa competição em que é premiada a instituição que mais erros comete ao longo do “consulado”.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    O pas dos amigalhaos

    Foi recentemente anunciada a rescisão contratual do treinador Srdjan Vasilevic com a Federação Angolana de Futebol.

    Ler mais »

  • 19 de Agosto, 2019

    Como causar impacto atravs do marketing?

    De facto, para que se crie um impacto forte e eficaz através do marketing desportivo, é indispensável que os clubes e federações deem atenção ao formato comunicativo a ser utilizado.

    Ler mais »

Ver todas »