Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Movimentaes em srie

07 de Dezembro, 2014
Uns trocam de emblemas, transferindo-se de um para outro clube. Outros são dispensados dos clubes que representaram na época passada. Encontramos também aqueles que ainda estão comprometidos contratualmente com o clube A e pura e simplesmente se bandeiam para o clube B.

Pode-se dizer que entrámos da dança festiva que só o defeso proporciona. Este ano, contrariamente aos anteriores, não há muita fanfarra em torno dos treinadores. Houve algumas movimentações, mas em menor escala. Tais como foram as entradas de Vítor Manuel no Bravos do Maquis, de Bernardino Pedroto no Recreativo da Caála e agora Mário Calado no Progresso.

É mais o movimento de atletas, com dispensas em catadupas, que anima a festa. Calcula-se que a meio deste festival venha chover muito dólar, já que alguns são dispensados ainda com os contratos celebrados em vigor, como há outros que, vinculados ainda aos clubes que representaram a época passada, desataram em assinar por outros. As cláusulas de rescisão podem movimentar rios de dinheiro, para não se falar em processos judiciais.

Mas este quadro não deve surpreender, sendo próprio deste período do campeonato. Só que este ano notamos casos mais bizarros. Como exemplo, o Kabuscorp do Palanca, que anda ou quer contratar tudo o que brilha para o seu plantel de 2015, deu-se ao luxo de dispensar numa só assentada 12 jogadores. É realmente uma vassourada.

Entende-se. Pois, quem procurar potenciar o seu plantel com aquilo que de qualidade o mercado oferece, está mesmo na contingência de varrer o balneário. Isto é, descartar-se daqueles que poucas garantias dão à equipa técnica. Enfim, há uma forte determinação de algumas equipas, aquelas que podem, claro, em se reforçarem para a próxima época.

Os noticiários desportivos encontram nesta movimentação o enfoque das suas abordagens. Por enquanto, todo o exercício se restringe à praça interna, não se descurando a possibilidade de nos próximos dias aqueles que financeiramente cantam alto, virem a público com novidades de investimento no merco externo.

Aliás, o Kabuscorp já anunciou Ronaldinho Gaucho, embora não tenha havido mais desenvolvimento da matéria. Mas é um assunto que deve estar a ser cuidado a um nível muito restrito, sendo verdade que nunca há fumo sem fogo. E mais: Bento Kangamba tem vindo a mostrar ser um homem que promete e faz. Ou se preferirem, que mata a cobra e mostra o pau.

Tudo indica que antes do último dia do ano, temos ainda muita novidade. Pois, em Janeiro começam os movimentos para os chamados estágios pré-época, e é intenção dos clubes chegarem lá com as coisas já acertadas em termos de arrumação dos plantéis com os quais esperam entrar na luta em 2015.

Últimas Opinies

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Amanh um "tudo ou nada

    Amanhã é uma espécie de Dia D, para nós, e tal fica a dever-se aos ‘’Palancas Negras’’

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

Ver todas »