Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Mudana de ares

21 de Junho, 2016
A pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol viaja, em princípio, na quinta-feira, para Espanha, na sequência da preparação, com vista a participação no torneio pré-olímpico de Belgrado para apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que iniciam a 5 de Agosto.

O "cinco" nacional vai fazer um estágio pré-competitivo de aproximadamente 10 dias, para ajudar o seleccionador nacional a tirar as devidas ilações do grupo com que pretende tentar a oportunidade de fazer parte da maior manifestação desportiva do planeta.

Sob batuta do jovem treinador Carlos Dinis, o combinado nacional regista a ausência de alguns atletas, com realce para Yanick Moreira que pediu dispensa para tratar de questões pessoais, contudo, espera ter o grupo completo neste curto estágio.

A melhoria dos aspectos técnicos e tácticos e a recuperação da condição físico -atlética dos integrantes, depois de uma época extenuante, vai dominar os trabalhos da pré-selecção nacional.

Com alguns jogos a disputar, o "cinco" nacional pretende melhorar a forma desportiva para chegar a Sérvia, palco da competição, nas melhores condições física e desportiva, de modo a não deixar os seus créditos em mãos alheias, não obstante ter uma empreitada difícil pela frente.

O estágio que cumpre na Europa resulta de um esforço da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, que ante às dificuldades financeiras que o país atravessa, decorrentes da baixa do preço do petróleo no mercado internacional, conseguiu os meios para que o conjunto nacional trabalhasse fora do país e beneficiar de melhores condições.

Com motivação e espírito de missão e não obstante estar conscientes das dificuldades que os espera, os pupilos de Carlos Dinis trabalham com elevado grau de profissionalismo, superam eventuais constrangimentos que de uma maneira, ou de outra, afectem a preparação do grupo.

Espera-se que depois do adiamento da viagem, na semana passada, a pré-selecção embarque mesmo na quinta-feira e a partir de sexta-feira, dê continuidade à preparação, em Espanha, intensifique os trabalhos por restar pouco mais de 15 dias para o início do torneio.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »