Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Mundial na esquina

06 de Setembro, 2013
Na verdade, as coisas vão-se arranjando aos poucos. Começou a venda dos ingressos, hora menos hora acontece a inauguração dos recintos construídos para o efeito. Outros serviços ligados à prova entram, igualmente, em movimento, tal como o processo de credenciamento de jornalistas que arranca na próxima terça-feira.

O país acabou por ganhar mais uma parada. Pois, organizar um campeonato do mundo não é obra ao alcance de todos. Foi um desafio a que as autoridades angolanas se submeteram, sem reservas, porque estavam animadas por experiências anteriores. Os angolanos devem-se dar por felizes, porque, felizmente, tudo funcionou como manda a lei. Sem contratempos de natureza alguma.

Não tarda, o aeroporto de Luanda vai assistir ao frenesim da chegada das delegações oficiais ao evento, o que deve ocorrer já na próxima semana ante a necessidade de algumas selecções chegarem um pouco antes para o habitual processo de ambientação. Estamos, enfim, já dentro da festa do campeonato.

Luanda e Namibe já exibem as cores da competição no quadro de uma política de sensibilização pública. Mas, pese o facto de o hóquei não ser um desporto de massas, cá entre nós, poucos vão ser aqueles que hão-de ficar a leste da realização do campeonato do mundo. O serviço de marketing está a ser bem orientado.

Enquanto isso, e porque não basta somar vitória no campo da organização, o "cinco" nacional esmera-se no trabalho de preparação, em busca de nível aceitável para fazer face às obrigações da prova. Mesmo não sendo candidata ao título, a Angola interessa juntar o útil ao agradável. Isto é, uma organização exemplar e uma classificação dentro das estimativas iniciais.

O desporto volta a preencher os nossos dias, os nossos momentos, as nossas vidas, mal refeitos do calor do Afribasket'2013, que nos trouxe de volta o orgulho de sermos os papões do basquetebol em África. Vêm aí as emoções do hóquei em patins, já só faltam 13 dias para fazer as honras da casa.

Últimas Opinies

  • 24 de Agosto, 2019

    O amiguismo na resciso

    O assunto de momento no nosso futebol, convenhamos, é sem dúvidas o desenlace entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e o técnico Srdjan Vasiljevic, em face de algumas situações que vinham acontecendo e que originou que se estalasse o verniz.

    Ler mais »

  • 24 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Os jogadores aguardaram isso dos dirigentes, para que a motivação crescesse

    Ler mais »

  • 24 de Agosto, 2019

    O sonho dos grupos

    Após as vitórias extramuros nas deslocações à Tanzânia e ao Lesotho, o 1º de Agosto e Petro têm, neste fim-de-semana, a oportunidade soberana de confirmarem a qualificação para última eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    Cartas dos Leitores

    Viemos a público para responder ou esclarecer o que aconteceu.

    Ler mais »

  • 22 de Agosto, 2019

    O divrcio anunciado

    Não faz ainda muito tempo do anúncio do divórcio, entre o órgão reitor do futebol nacional e o então seleccionador nacional de honras, o sérvio Srdjan Vasiljevic, que ontem deixou o país.

    Ler mais »

Ver todas »