Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Natal em famlia

25 de Dezembro, 2013
Hoje é o Dia da Família, data de cariz religioso comemorado nos quatro cantos do Globo. O 25 de Dezembro é uma oportunidade para reunir a família e à volta da mesma mesa partilhar os bons e maus momentos vividos ao longo do ano de 2013, que faz a contagem dos últimos dias do calendário.

O 25 de Dezembro é também para muitos um dia de reflexão, de perdão e, sobretudo, de as pessoas mostrarem a sua solidariedade para com os mais necessitados, aqueles que mais precisam do apoio de outrem.

Por ser um momento de abundância é também uma oportunidade de partilha. Para a família desportiva angolana é um momento para este exercício de reflexão e de solidariedade, numa altura em que se regista a reclamação de muitos atletas sobre incumprimentos de contratos, pagamento de salários e prémios de jogos por parte das direcções dos vários clubes, penalizando nesta altura muitos lares.

Sendo assim, dirigentes, técnicos, atletas e outros intervenientes directos devem aproveitar a ocasião para a celebração familiar mas também para fazer um rescaldo do ano, ver o que foi cumprido, o que esteve na base de eventuais insucessos e planificar as acções a cumprir no ano que está prestes a começar.

O 25 de Dezembro é um dia reservado à elevação dos mais nobres ideais da família, como o amor, a solidariedade, a paz, a harmonia, o perdão, enfim, valores que as pessoas devem comungar e promover para que este núcleo fundamental da sociedade desempenhe a grande responsabilidade que lhe está reservada.

É no meio da família que se forja um homem de forte personalidade, com bom carácter, ético, que consegue conviver na diferença sem quaisquer complexos.

Para se inserirem em projectos corporativos como são as associações desportivas, os dirigentes, técnicos e atletas precisam, antes de mais, de terem presente estes valores sagrados para que possam mais facilmente conviver numa sociedade multifacetada, formada por gente de todos os estratos da sociedade, como é a nossa. A família do desporto nacional tem razões de sobra para considerar 2013 um ano de grandes realizações e conquistas.

A recuperação do título continental pela Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, além das vitórias a nível de clubes, bem como a vinda para o nosso país e pela primeira vez em África do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, são os feitos de maior destaque registados no campo desportivo.

Através destas conquistas e realizações, o desporto voltou a ajudar a promover e a expandir os ideais mais altos da família. Com espírito natalício, comemoramos este dia em ambiente de fraternidade e prosperidade, augurando que 2014 seja de muitas mais conquistas. Bem-haja.

Últimas Opinies

  • 25 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Dou, primeiro, os parabéns à selecção da África do Sul, que tem um nível de intensidade de jogo superior ao nosso, pois na metade da primeira parte já estavam a ganhar por dois a zero. Nós também criamos boas jogadas, infelizmente não concretizamos

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    O almejado retorno Taa das Naes!

    A presença de Angola na 32ª edição da Taça de África das Nações em futebol já é um facto.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Agora que venha o CAN do Egipto!

    Que venha agora o CAN do Egipto! Sim, que  venha o Campeonato Africano das Nações porque a fase de qualificação ficou já para atrás. 

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Estou aqui para trabalhar. É uma realidade nova para mim. Nunca estive em África.

    Ler mais »

  • 23 de Março, 2019

    Angola est no Egipto

    O país acordou, hoje, na ressaca da explosão festiva resultante da qualificação da selecção nacional de futebol, ao Campeonato Africano das Nações, a disputar-se em Junho e Julho, no Egipto.

    Ler mais »

Ver todas »