Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

Nova poca em andamento

05 de Fevereiro, 2017
O 1º de Agosto, na qualidade de campeão nacional e o Recreativo do Li bolo, vencedor da Taça de Angola, brindaram os amantes do desporto-rei com uma partida que serviu para a abertura da nova época no país, e que acabou com o jejum de provas domésticas que se verificava no país.

Uma época que mesmo sem estar aberta, oficialmente, pressagiava convulsiva em função da desistência do Benfica de Luanda, facto que levou de imediato a Federação Angolana de Futebol a tentar uma alternativa para preencher a lacuna, com a disputa de uma liguilha para encontrar o substituto dos encarnados de Luanda.

Para bem do futebol, felizmente, quatro das cinco formações convidadas para disputar a prova alternativa a uma volta, mostraram indisponibilidade financeira, e somente o 1º de Maio de Benguela se mostrou pronto, pelo que não foi necessário a disputa da liguilha.

Alguns receios, que pairam no ar em relação ao curso normal da maior prova futebolística do país, são legítimos em função da crise financeira que assola o país, com repercussões negativas no funcionamento normal de algumas agremiações desportivas que têm dificuldades de arranjar patrocínios.

Aconteceu na época transacta, que formações como o 4 de Abril do Cuando Cubango, Porcelana do Cuanza Norte e mesmo até o Atlético Sport Aviação, com os dois primeiros a chegarem mesmo a ameaçar a desistência da prova por não terem meios financeiros para suportar a competição, acabaram depois por recuar a sua posição, mas com as mazelas que depois se viu.

As duas primeiras acabaram despromovidas devido a fracos resultados desportivos, e a equipa aviadora lutou até às últimas jornadas para evitar a descida, uma situação que para ela não era nova.

A temporada que ontem arrancou, é a primeira sob o mandato do novo elenco federativo, e é evidente que há uma certa expectativa em relação à forma como as duas principais provas nacionais, Girabola e Taça de Angola, vão decorrer, dadas as paragens que o campeonato regista, principalmente, quando a Selecção Nacional está em campanha.

A nova época está, pois, em curso, para alimentar a fome de bola que se verificava em termos de competição doméstica, após o fecho do último campeonato e a disputa da edição da Taça de Angola.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »