Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa

Opinio

O exemplo do Bi

01 de Fevereiro, 2015
O centro, que pode albergar entre 250 e 300 crianças, é uma iniciativa que prova que o Governo Provincial do Bié não está à margem do desenvolvimento do desporto na província, e quer, de facto, garantir um crescimento salutar das nossas crianças.

O relançamento do desporto escolar em todo o país está em voga, pois há a necessidade da prática desportiva e da educação física ser feita a partir dos primeiros anos de escolaridade das crianças.

Habituar os jovens estudantes ao desporto e aos benefícios que advêm da sua prática regular é um princípio universal, e os grandes atletas mundiais passam por essa fase, até chegarem ao estrelato.

No país, o desporto escolar dá passos seguros para a sua revitalização, e já se assiste à realização periódica de campeonatos nacionais, marcados por uma grande movimentação de alunos em várias disciplinas desportivas e em representação quase sempre de todas as províncias do país.

A infra-estrutura a erguer na província mais ao centro do país vai beneficiar não somente os estudantes locais como todo o país, dado que com a sua conclusão e na altura das competições e não só, serão poupadas verbas de alojamento e alimentação porque os jovens competidores estarão concentrados num só local, com condições a altura.

O Executivo não tem poupado esforços na construção de infra-estruturas desportivas, tanto para a alta competição, como os estádios construídos para o CAN como os pavilhões multiusos que têm servido as modalidades de salão, casos do basquetebol, andebol e mesmo até o hóquei em patins, como para a massificação desportiva, tais como os recintos comunitários que surgem em alguns pontos do país, pois o desporto só se faz com boas infra-estruturas de apoio.

O exemplo que vem do Bié é um modelo que, no futuro, poderá ser seguido. O papel do governo não é dar dinheiro aos clubes para estes disputarem, por exemplo, o Girabola, mas sim criar condições para que mais crianças e jovem possam cada vez praticar o desporto, tanto na escola como nas comunidades.

Mesmo em tempo de contenção financeira, também no desporto, o anuncio do mais alto governante do Bié é uma luz que se acende para o desporto local, cujos frutos se vão consubstanciar, no aumento , também, da prática do desporto e da educação física das crianças e jovens da província.

Últimas Opinies

  • 21 de Março, 2019

    Um regresso depois de quase dez anos

    Volvidos quase dez anos, volto a assumir uma missão como enviado especial do Jornal dos Desportos, título para o qual escrevo desde o ano de 1997, e que nesse momento assumo o cargo de editor, depois de já ter sido sub-editor e correspondente provincial.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    A eliminao do Petro e o tal patriotismo

    Terminada a participação Petro de Luanda, na Taça Nelson Mandela, é normal que por esta altura, esteja a ser feita uma profunda reflexão em torno da participação na referida competição africana, nos mais diversos aspectos que ela comporta, sem descorar, portanto, a (des) continuidade do técnico Beto Bianchi, que mais uma vez não conseguiu o troféu de uma competição em que esteve envolvido. 

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Palancas Negras de olhos no Egipto

    A Selecção Nacional de futebol honras, vulgo Palancas Negras, só depende de si para chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, que vai ser disputado no Egipto.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Cartas dos Leitores

    Procuramos fazer tudo para vencer o jogo, mas não conseguimos, porque o adversário  (Recreativo do Libolo) foi competente e inteligente, assim como conseguiu aproveitar as nossas falhas defensivas e, em lances de bolas paradas, marcaram os dois golos.

    Ler mais »

  • 21 de Março, 2019

    Zebras para domar...

    A Selecção Nacional de futebol de honras, às ordens do sérvio Srdjan Vasiljevic, decide amanhã, em Franciston, Botswana, a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o Egipto acolhe de 19 de Junho a 21 de Julho deste ano.

    Ler mais »

Ver todas »